O setor imobiliário brasileiro cresceu cerca de 35,3% em apenas 9 meses, segundo o Indicador Abrainc-Fipe, gerando um dos sinais mais animadores da economia.
A pesquisa mostra que 95.342 lançamentos foram executados ao longo dos nove primeiros meses do ano, correspondendo uma alta de 35,3%. No terceiro trimestre, a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias, Abrainc, escutou 18 empresas associadas.
De janeiro a setembro deste ano, foram comercializadas 108.909 unidades, representando uma alta de 10,9% em relação aos nove meses de 2020.
No terceiro trimestre de 2021, 34.557 unidades foram vendidas, sinalizando o recuo de 11,5% em relação ao volume transacionado no mesmo período do ano passado.
Segundo Luiz França, presidente da Abrainc, o desempenho do setor imobiliário surpreendeu diversos empreendedores. “O setor teve um bom desempenho ao longo do ano, o que surpreendeu muitos empreendedores. Em nove meses, as vendas superaram os lançamentos em 14, o que mostra que o mercado imobiliário, um dos protagonistas no processo de recuperação econômica brasileira, se mantém aquecido”, explicou.
Com todo o crescimento no ano de 2021, o mercado segue em clima de otimismo. “Em geral, os empreendedores estão otimistas com as perspectivas para 2022”, afirmou o presidente.