4,6K
Os primeiros estudos para a implantação do Parque Urbano de Aracruz, no Espírito Santo, devem ter início em setembro de 2024, marcando o começo de um projeto que promete transformar a cidade. A parceria entre a Prefeitura Municipal e a Associação Movimento Empresarial Aracruz e Região (AMEAR) já está sendo formalizada e um escritório de projetos deve ser contratado em breve.
De acordo com Juliano Faé Capellini, diretor da Conquista Negócios, o projeto visa criar uma série de parques lineares que promovam uma maior conexão entre a natureza e o ambiente urbano.
“O plano é que as áreas ainda disponíveis para a urbanização na cidade tenham uma nova visão de ocupação. Uma que valorize as margens desses importantes atributos naturais, na forma de um desenho urbano que propicie que esses espaços tenham acesso público e sejam não somente preservados, mas recuperados e integrados à cidade,” explica.
De olho no futuro, esse planejamento da cidade de Aracruz não prevê um parque em um único local, mas diversos parques lineares distribuídos pelo município e que funcionarão como conexões verdes e eixos de integração não motorizadas.
“Em vários desses trechos que estão sendo planejados, os parques serão implantados e custeados pelos proprietários desses imóveis, que poderá ser em parceria com construtoras que estão investindo na cidade. Em outros locais, haverá necessidade de investimentos públicos, especialmente naqueles trechos em que a ocupação já se encontra consolidada, mas que ainda permitem que esse plano seja executado”, destaca.
Além de promover a preservação ambiental, o projeto busca melhorar a mobilidade urbana, garantir acesso público aos espaços azuis (lagos e reservatórios de água) e verdes (florestas e bosques), além da requalificação e recuperação de espaços atualmente degradados, permitindo seu uso para o lazer, a contemplação e a prática de atividades físicas.
Juliano ainda destaca que, embora esteja em fase inicial, o Parque Urbano de Aracruz representa um passo significativo para o Espírito Santo. “O modelo de urbanização a ser definido pela Prefeitura permitirá que os empresários desenvolvam projetos em suas áreas como partes de um todo, garantindo que ao final a integração desses espaços seja coerente e efetiva”, ressalta.