Comprar um imóvel como investimento tem se tornado uma estratégia cada vez mais comum entre os brasileiros que fazem essa aquisição a fim de ganhar na valorização a longo prazo.
De acordo com a corretora Lilian Martins, da Conquista Imobiliária, o perfil de clientes com essa prática costuma ser mais estabilizado financeiramente. “São pessoas com empregos rentáveis e estáveis, e que usa a renda para esse tipo de investimento e o retorno fica em torno de 20 a 30% do que foi gasto”, revela Lilian.
Isso porque estamos acostumados a acompanhar a valorização dos imóveis ao longo dos anos. Em muitos casos, o valor das propriedades aumenta a uma taxa superior à inflação. E adquirir para que seja alugado é o caso mais comum… a chamada “renda passiva”. “Esses clientes não compram por necessidade… compram por oportunidade. Eles não ‘precisam’ do imóvel mas se o preço estiver bom, eles enxergam como uma oportunidade de ganho em cima da venda”, comenta a corretora.
Vale lembrar que apesar do histórico de rentabilidade financeira na aquisição de imóvel como investimento, fatores como mudanças econômicas, taxas de juros e condições locais podem afetar o resultado.
Ainda de acordo com Lilian, comprar um imóvel antigo, reformá-lo e vende-lo por um valor maior, ainda é vantajoso.