Marco Legal faz de 2022 o melhor ano para adquirir energia solar

por ImobiNewsES

Aqueles que investirem em energia solar nesse ano estarão isentos de taxação até 2045. De acordo com a lei sancionada em janeiro deste ano, o consumidor que instalar o sistema de energia solar até janeiro de 2023, ficará isento do pagamento ao uso da rede. Ou seja, não pagará nada para produzir energia até 2045. É a chance de não pagar as taxas pelos próximos 23 anos.

Já o consumidor que adquirir o sistema a partir de fevereiro do ano que vem, vai precisar pagar pelo uso da rede de distribuição fazendo com que ele perca, aproximadamente 30% de sua economia para esses encargos.          

“A energia solar está em crescimento em todo o País, mas aqui em Linhares o mercado está bem aquecido. Hoje as pessoas têm percebido que o custo inicial de todo o sistema solar diminuiu bastante. E mais pessoas estão podendo adquirir. A economia na conta é significativa logo nos primeiros meses”, afirma o diretor da Mundo Elétrico Lucas Mota.

A energia solar funciona a partir de placas solares que captam luz, empregando o calor dos raios solares para geração de eletricidade ou aquecimento de líquidos. Existem 3 tipos de energia solar: a fotovoltaica, a térmica e a heliotérmica. Cada uma atua de forma diferente.

Quando os painéis são instalados e começam a gerar energia, o consumo pode acontecer de duas formas. Uma delas é o chamado autoconsumo, que é o uso imediato da energia. Se a produção for maior do que a demanda da residência, esse excedente pode gerar créditos, que poderão ser usados na conta de luz em até 5 anos.

Se durante o dia a residência estiver gerando energia e os moradores não estiverem consumindo, o excedente vai para a rede elétrica da distribuidora e é convertido em créditos. Isso significa que, se os aparelhos elétricos forem usados a noite ou em momentos em que não haja geração nas placas solares, ela ainda poderá usar os créditos para compensar aquela energia e não pagar a conta de luz.

“Instalamos as placas solares em dezembro do ano passado e já no primeiro mês a economia foi total. Somos em 6 pessoas em casa e pagávamos em média 500 reais de conta de energia elétrica. Hoje só pagamos a tarifa mínima, que gira em torno de 40 reais e mais os tributos do governo, que é a taxa de iluminação pública. Acredito que em 2 anos vamos recuperar o investimento de todo o sistema”, afirma Marco Tulio Andrade Santos, gerente administrativo e usuário das placas solares.

E esses sistemas já possuem linha de financiamento em quase todos os bancos que prevê o financiamento de até 100% do projeto. As taxas são a partir de 1,17% e o prazo para pagamento poderá chegar até 60 meses, com carência de até 6 meses para o vencimento da primeira prestação.

O valor pago pelo sistema é compensado entre 3 e 5 anos após a instalação e a rentabilidade é gerada por mais de 15 anos. Essa tecnologia é suficiente não só para pagar sua aquisição e instalação, mas também para gerar rentabilidade, já que sua vida útil é de mais de 20 anos e valoriza os imóveis em até 6%.

Mais notícias

Um novo conceito de informação, esse é o foco principal do ImobinewsES e portal imobinewses.com.br, jornalismo feito de forma diferente, segmentado e de relevância para o leitor.

Mídia Kit

Baixe nosso mídia kit e anuncie com a gente!

@2022 – All Right Reserved. Dubai Propaganda.

Adblock detectado

Por favor, apoie-nos desativando sua extensão AdBlocker de seus navegadores para o nosso site.