Jardel Torezani
O financiamento imobiliário é uma peça importante para a conquista da casa própria. Quem deseja comprar apartamento, casa ou sala comercial tem acesso a condições especiais no Banestes. O Banco oferece o maior percentual de financiamento do imóvel no mercado, além da menor taxas de juros ao cliente.
O percentual de financiamento no Banestes pode chegar a 90% do valor de avaliação para imóveis residenciais dentro do Sistema Financeiro Habitacional (SFH), novos ou usados, com juros a partir de 8,5% a.a. A taxa varia de acordo com o perfil do cliente e sua reciprocidade junto ao Banestes.
“Temos condições diferenciadas para correntistas e para não correntistas. O financiamento pode chegar, por exemplo, a até 90% da avaliação do imóvel”, ressalta o gerente de Crédito Imobiliário do Banestes, Marcos Quadros. O Banco também atua oferecendo financiamento para empreendimentos em construção, financiando a execução da obra e dando crédito ao comprador final, na entrega do imóvel e em condições diferenciadas. Os imóveis residenciais podem ser financiados em até 360 meses, os comerciais em até 180 meses e os lotes residenciais em até 120 meses.
Também é possível utilizar recursos do FGTS para aquisição do seu imóvel residencial novo ou usado. Desse modo, o fundo pode servir tanto de entrada no financiamento imobiliário como na amortização ou liquidação do saldo devedor, bem como para abatimento de até 80% do valor das prestações.
Os interessados podem simular o financiamento pelo site do Banestes. Na página principal, clique na aba “Crédito” e no link “Crédito Imobiliário” (acesso direto: https:// www.banestes.com.br/ credito/credito-imobiliario. html). Ao entrar na seção, há um simulador que indica os valores aproximados de limites de crédito. Nessa mesma página, há uma área com as dúvidas mais comuns para o cliente obter mais informações.
O Banestes faz um trabalho de orientação para o cliente que deseja adquirir um imóvel. São dicas como: a melhor escolha do sistema de amortização (Price ou SAC), o valor ideal para entrada e o comprometimento da renda familiar – que não pode ultrapassar a 30% -, entre outras informações.
Esse atendimento é feito na rede de agências do banco. Também há correspondentes imobiliários credenciados pelo Banestes, localizados em alguns municípios capixabas, que explicam para o cliente as características de cada plano.
Regras básicas para se obter financiamento
1 – Apresentar capacidade comprovada de pagamento do valor da parcela comprometendo no máximo 30% da renda.
2 – Estar sem restrições de crédito nos sistemas de proteção ao crédito.
3 – Imóvel objeto do financiamento deve estar livre e desembaraçado de qualquer ônus e possuir plena capacidade de habitabilidade.
4 – O vendedor do imóvel não ter qualquer impedimento que o incapacite legalmente de efetuar a venda e, no caso de pessoa jurídica, possuir todas as certidões negativas dos órgãos de controle como Receita Federal, INSS e FGTS.
Passo a passo
– Faça a simulação no site do Banestes. De posse da simulação, entre em contato com o seu gerente que poderá responder suas dúvidas e lhe entregar uma pasta com o check list de documentos.
– Aprovado o limite de crédito e escolhido o imóvel, preencha os formulários e junte as certidões e documentos solicitados no check list. Vá até a agência e entregue ao seu gerente todos os documentos. Não esqueça que, para maior agilidade do seu processo de financiamento imobiliário, é fundamental entregar a documentação completa.
– Com a documentação completa e o pagamento da tarifa de avaliação de garantia, a vistoria do seu imóvel será agendada por uma empresa credenciada pelo Banestes.
– Em seguida, o contrato é emitido em 03 (três) vias para sua assinatura e do(s) vendedor(es), com força de escritura pública que comprova a celebração do mesmo. Serão repassados informações quanto ao pagamento de Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) – imposto fiscal que deve ser pago à prefeitura local – e sobre o registro do contrato no Cartório de Registro de Imóveis.
– O contrato é retirado no Cartório de Registro de Imóveis. Feito isso, entregue para o seu gerente uma via do contrato acompanhado da certidão de ônus atualizada do Imóvel (Certidão Negativa de Ônus Reais e Pessoais Reipersecutórias).