É fácil notarmos o crescimento exponencial de energia elétrico por todo o mundo. Aqui no Brasil, ela vem se consolidando como uma das principais fontes de energia renovável. De acordo com um levantamento feito pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o Brasil foi o quarto maior mercado de energia solar do mundo em 2023 ultrapassando a marca história de 10 gigawatts (GW) de potência operacional em energia solar fotovoltaica. De acordo com Ivan Rodrigo Wolf, gerente do Mundo Elétrico energia solar, a empresa tem sentido o crescimento significativo nos últimos anos pela instalação de energia elétrica. “Ela tem se tornado uma das fontes de energia mais populares e acessíveis do mundo. De acordo com o NREL (national renewable energy laboratory – laboratório nacional de energia renovável dos Estados Unidos), a expectativa é de um crescimento de 9% do uso de energia elétrica em todo o mundo. Isso é muita coisa”, completa Ivan.
Essa expansão é impulsionada por diversos fatores, incluindo a redução dos custos de instalação e a crescente conscientização ambiental. “A popularização é crescente. Antes era caro e inacessível para a maioria das pessoas porque exigia um investimento inicial muito alto. Mas os custos caíram drasticamente desde 2010… Um redução de cerca de 80% torando o acesso mais viável para todos os clientes: residenciais, industriais e agrícolas”, revelou Ivan.
O mercado brasileiro de energia solar atrai tanto grandes investidores quanto pequenas e médias empresas, que veem na energia solar uma oportunidade para negócios rentáveis e sustentáveis.
“Energia solar não é uma tendência passageira. É uma parte essencial do futuro energético global oferecendo uma solução prática e sustentável para os desafios energéticos de presente e futuro”, finaliza.
Energia solar de fácil acesso
Reduz o valor da conta de energia e preserva o meio ambiente
471