Por não emitirem gases do efeito estufa, as fontes de energia limpa são importante forma de contribuir com a preservação do meio ambiente. Hoje, as opções que permitem a geração de energia livre de carbono são diversas, mas uma em específico tem ido além dos benefícios da sustentabilidade, sendo reconhecida também pela sua alta rentabilidade financeira. A geração de energia solar.
Toda a redução na conta de luz que essa tecnologia proporciona, é suficiente não só para pagar sua aquisição e instalação, mas também gerar rentabilidade por muito tempo, já que sua vida útil é de mais de 20 anos. Com a economia na fatura, o valor pago pelo sistema é compensado entre três e cinco anos após a instalação e a rentabilidade é gerada por mais de 15 anos.
“O imóvel é algo que está em constante valorização, e ter uma tecnologia como essa, potencializa isso. Lógico que em uma negociação, diversos atributos facilitam e geram velocidade na venda, e conter energia solar já instalada é um atrativo para quem busca facilidade e economia em um imóvel”, explicou o corretor da Imobiliária Conquista, Wanderson Lopes.
Wanderson ainda comenta sobre o imóvel que vendeu recentemente. “Agora no início de agosto, vendi um imóvel justamente por já ter instalado a energia solar. O cliente enxergou que além dos benefícios sustentáveis, a tecnologia auxiliaria também na economia”, finalizou.
Lucas Mota, sócio da ME Energia Solar, lembra sobre o Marco Legal da Geração Distribuída. “A lei que foi sancionada em janeiro deste ano, diz que o consumidor que instalar o sistema de energia solar até janeiro de 2023, ficará isento do pagamento ao uso da rede. Ou seja, não pagará nada para produzir energia até 2045”, lembrou Lucas.