De acordo com cada subdivisão ou área onde se encontra o lote, deve-se analisar as regras que cada um tem, altura máxima, fator de utilização, e entre outros. Parâmetros esses que são definidos pelo plano diretor urbano-PDU de cada cidade, e mudam de tempos em tempos com o desenvolvimento da cidade.
As regras, que também podem ser chamadas de parâmetro de ocupação do lote, envolvem todo os aspectos da construção futura, por isso é muito importante saber ao comprar um lote para que nenhum cliente saia frustrado após a compra. “ Um exemplo claro disso, é João ter comprado muitas coisas para a construção de uma pequena casa multifamiliar, com 4 pisos. Após iniciar os procedimentos de aprovação das obras, ele constatou que o maior gabarito nessa área era de 02 pavimentos, isso deve gerar uma dor de cabeça”, exemplifica André Giori, corretor da Imobiliária Conquista.
O Coeficiente de Aproveitamento, CA, é o índice que irá estabelecer qual será o Potencial Construtivo que aquele lote pode receber. “Entender o Coeficiente de Aproveitamento é simples, pode-se imaginar o lote possuindo 200m². Se o CA for igual a 1, significa que o Potencial Construtivo pode chegar a 200m² de área construída. E se o CA fosse 2, o Potencial Construtivo poderia chegar a 400m² de área construída e assim sucessivamente”, conclui André.
A Taxa de Ocupação, TO, será responsável por informar o percentual da área do lote que a edificação poderá ocupar. Já a Taxa de Permeabilidade, informará o percentual do terreno que deverá ser livre de edificação. Ou seja, onde deverá ser deixado piso permeável, o que significa que em área permeável não poderá haver nada construído.
Já o Gabarito de Altura Máximo, GAB, estabelecerá a altura que o edifício poderá ter. Contado do térreo à laje de cobertura do último pavimento. Por fim, os Recuos, que são as distâncias mínimas que a edificação proposta precisa respeitar em relação aos limites do lote, recuo fontal, os recuos laterais e os recuos de fundos.
Para quem se planeja, os sustos são mínimos e para quem conta com um corretor imobiliário, os sustos não existem. Por esses motivos, se torna necessário contar com um corretor de imóveis especializado e com o Creci, para intermediar uma compra segura e sem desafios.