As inovações geradas pela era digital auxiliam em diversos setores da construção civil. Com o uso de tecnologias como o BIM, a etapa do planejamento e do projeto das obras se tornam mais eficientes, evitando diversos desafios na execução e no pós-obra, reduzindo os custos e agilizando todo o processo, aumentando também a qualidade dos edifícios.
A tecnologia BIM, nada mais é que uma facilitadora, prevendo e eliminando as interferências que hoje causam custos desnecessários. “Através dessa metodologia, todos os projetos são elaborados em 3D, construindo virtualmente toda a obra, desde a concepção arquitetônica até os projetos complementares e estruturas, prevendo e eliminando todas as interferências que hoje causam custos desnecessários”, explicou o engenheiro Junior Vinter, da Fatorial Engenharia.
O que diferencia o BIM da maneira atual de projetar, é que o projetista deixa de utilizar apenas as linhas em 2D e começa a ter objetos bem definidos, com 3D. A ferramenta pode se referir a quantidades de insumos, mão de obra utilizada e quantitativos de materiais e seus custos, auxiliando o orçamento e o planejamento da obra.