Home Investimentos Sustentabilidade em alta

Sustentabilidade em alta

Imóveis com certificação tem valorização

by Valéria Vieira

Uma das principais preocupações no mercado imobiliário é a preocupação com o impacto ambiental e social do empreendimento. Por isso, cada vez mais as construtoras e os consumidores exploram a conscientização da importância de se adotar práticas sustentáveis em todas as fases. Imóveis assim ganham cada vez valorização no mercado. A utilização de materiais e técnicas de construção ecoeficientes, que minimizam o consumo de recursos naturais, reduzem os resíduos e as emissões de carbono estão em alta. Isso inclui o uso de materiais sustentáveis, como madeira certificada, concreto reciclado e isolamento térmico eficiente, bem como a implementação de sistemas de energia renovável, como painéis solares e sistemas de captação de água da chuva.

A Nazca foi a primeira incorporadora do estado a receber o Certificado Fitwell… um selo que é uma certificação que prioriza a saúde e bem-estar dos ocupantes de imóveis e projetos que envolvam estas iniciativas. Ele foi desenvolvido pelo Center for Disease Control and Prevention (CDC) e pelo General Services Administration (GSA), ambos dos Estados Unidos. De acordo com Breno Peixoto, um dos diretores da Nazca, todos esses cuidados podem melhorar a qualidade de vida da comunidade. “Além deste viés da sustentabilidade, o selo também prioriza o bem-estar da comunidade e saúde incentivando práticas de atividades físicas, e o bom convívio no coletivo”.

A sustentabilidade no mercado imobiliário também se estende à operação e manutenção dos edifícios como a implementação de práticas de gestão eficientes de energia e água, a promoção da reciclagem e da gestão de resíduos, e a adoção de tecnologias inteligentes para monitorar e otimizar o desempenho ambiental dos edifícios.

É o alinhamento entre o bem da natureza e de quem vai viver em empreendimentos com esses cuidados dos dois lados.

You may also like