O setor de construção civil registrou entre março de 2020 a maio de 2022, cerca de 430 mil novas vagas de trabalho com carteira assinada, de acordo com a CBIC, Câmara Brasileira da Indústria da Construção.
Baseado nestes dados, a Prospecta Analytica, companhia de soluções em Big Data, realizou um levantamento que apresentou a expansão do setor neste ano para o próximo.
Segundo o CEO da Prospecta Analytica, a previsão para 2023 é de um crescimento de 4,5%, caso a economia permaneça sem grandes perdas ou crises. “O que vai impulsionar essa alta será a estabilidade do preço dos materiais de construção e uma melhora na economia do país, gerando uma confiança no consumidor e impactando na venda de imóveis e em novos financiamentos”, afirmou Wanderson Leite.
As construções de residências e reformas de casa também são destaques para o próximo ano. “Há um aumento de novos projetos elaborados para obras de planta baixa. Ou seja, essas construções serão realizadas nos próximos meses e irão continuar ao longo de 2023”, diz.