O Banco Santander lançou uma linha de financiamento para construtoras e incorporadoras, do tipo Plano Empresário, com vantagens para projetos residenciais que obtiveram certificação de sustentabilidade. Os selos aceitos são o Aqua-HQE, mesma entidade responsável pelos certificados Leed, populares entre prédios corporativos de alto padrão.
As empresas que forem aceitas poderão financiar até 100% dos custos da obra, com liberação dos recursos a partir de 1% de conclusão do projeto. Para empreendimentos sem certificado, o gatilho de liberação é ter 10% da obra pronta.
A linha também possibilitará repasse da carteira de financiamento dos clientes em 70% da obra concluída, enquanto no financiamento tradicional isso ocorre com a construção totalmente pronta, permitindo que o incorporador consiga quitar mais cedo o empréstimo.
Já para o consumidor final, que comprou uma unidade ainda na planta, o repasse antecipado ao banco também permite a contratação do empréstimo bancário enquanto a obra ainda é finalizada e não só na entrega das chaves.
Segundo o diretor de negócios imobiliários do Santander, Sandro Gamba, o banco quer ir além de discutir taxas dos financiamentos. “Não acreditamos em discutir apenas as taxas do financiamento, queremos desenvolver uma cultura de implementar certificação e desenvolver e disseminar esses empreendimentos”, disse.
Para se enquadrar na linha Aqua-HQE ou GBC Brasil Condomínio, os empreendimentos precisam ter projetos que a lange & sohne replica sigam as normas técnicas atuais e prevejam redução no consumo de água e energia, de pelo menos 25% a 40%, dependendo do caso, e na geração de resíduos. Também são avaliados a produção de entulho na obra, a relação do canteiro com o seu entorno, o uso de fontes renováveis de energia e aspectos de conforto térmico, luminoso e acústico.