146
O primeiro projeto que regulamenta a reforma tributária foi aprovado no último dia 10 na Câmara do Deputados e o impacto no setor imobiliário vai ser sentido. É o que afirmam associações e representantes do setor imobiliário. De acordo com Isabela Bolzani, do G1, quem está no “meio” acredita em uma elevação da carga tributária que pode acarretar em um aumento do preço do imóvel próprio ou do aluguel mesmo com dois redutores de alíquota previstos no texto que foi aprovado pelos políticos.
Hoje, a carga tributária que incide sobre o setor imobiliária varia de 6,4% a 8%. Com o projeto aprovado, as operações com imóveis podem atingir alíquotas de 26,5%.
Por isso, é importantíssimo ficar atento no momento da escolha do imóvel para aquisição própria ou locação. O IBS e o CBS devem valer quando o imóvel é usado como garantia, na locação, cessão onerosa ou arrendamento, nos serviços de administração e intermediação de bem imóvel e de construção…
Mas calma… as mudanças não serão sentidas agora. O projeto ainda vai passar pelo Senado Federal e se for aprovado, só começa a valer em 2033.