Já consolidado nos mercados norte-americano e europeu, o drywall também já ganhou espaço na construção civil e nos projetos de decoração no Brasil. A palavra, em inglês, significa “parede seca”, ou seja, que não precisa de um componente úmido para ser construída. O sistema consiste em chapas de gesso acartonadas aparafusadas em estruturas de aço galvanizado. Parece algo complexo, mas é justamente o contrário. O drywall proporciona praticidade na instalação, fácil manutenção e versatilidade.
De acordo com Eduardo Soares, da GS Construtora, o sistema construtivo vem ganhando cada vez mais adeptos graças às suas enormes vantagens. “É o material mais usado no mundo. O drywall é extremamente versátil, o que o torna apto a ser usado em praticamente qualquer situação. As paredes podem ser reforçadas para suportar bastante peso e tratadas para suportar a umidade, por exemplo. Quando bem executado, tem melhor isolamento acústico que a lajota”, destaca.
Outra vantagem é que a superfície das placas de gesso são lisas e vêm prontas para receber qualquer tipo de acabamento, como pintura, aplicação de azulejos, papel de parede e muito mais.
Onde posso utilizar drywall?
A variedade de placas permite que o sistema seja utilizado em diferentes ambientes. Tanto em espaços secos, como salas e dormitórios, como em áreas molhadas, como banheiros e cozinhas.
O drywall suporta a aplicação de revestimentos de parede, como azulejos e cerâmicas, muito utilizados em ambientes úmidos. A aplicação é feita da mesma maneira que em uma parede de alvenaria, com a vantagem de que o drywall é perfeitamente plano.
Vantagens do sistema drywall
• Por ser modular e seco, o sistema drywall apresenta muitas facilidades. O tempo de construção é até cinco vezes menor que o de uma construção convencional, além de gerar muito menos entulho. Essa é uma das principais razões para o sistema estar sendo cada vez mais utilizado em reformas, por exemplo, em que eficiência e limpeza são fatores primordiais.
• Após o término da obra, é muito mais fácil acessar o interior de uma parede feita de drywall que o de uma de alvenaria. Como as placas podem ser abertas e fechadas, facilita mudanças na instalação ou colocação de reforços para fixar novos objetos.
• Paredes e tetos de drywall são capazes de absorver ruídos internos dos ambientes, além de isolar sons exteriores, proporcionando aos espaços um alto nível de conforto acústico.
• Por meio desse sistema, é possível chegar a espaços interiores maiores que os feitos com alvenaria, dada a menor espessura das paredes de drywall, que podem ser bastante finas sem perder sua qualidade.
• Paredes de drywall podem ser pintadas e revestidas, decoradas de acordo com o seu estilo.
• Por não ser estrutural, o sistema permite a flexibilidade dos ambientes, facilitando mudanças em seu interior. Com o drywall é mais simples unir ou separar dois ambientes, por exemplo.
• É uma metodologia de construção mais sustentável, gera menos resíduo, o material pode ser reaproveitado mesmo depois de demolido, requer menos mão de obra. Tudo isso faz a construção ser mais racional, eficiente e contemporânea.