96
Ele iniciou a trajetória como corretor de imóveis sem nenhum treinamento, numa época em que o mercado imobiliário era muito mais desafiador. “A escassez de recursos me forçou a aprender de forma árdua como obter resultados. Foi essa experiência, de vivenciar na pele as dificuldades da profissão, que despertou em mim um olhar diferenciado para a educação, para o treinamento e o desenvolvimento contínuo”, relata Guilherme Machado, o capixaba que conquistou o Brasil educando corretores.
Na Francisco Rocha Imóveis, em Vila Velha, onde Guilherme Machado começou a carreira, é que foram dados os primeiros passos na educação e no desenvolvimento da profissão. “Foi lá que percebi que muitos, assim como eu naquela época, entram nessa profissão por falta de opção, atraídos pela promessa de altos ganhos financeiros, mas sem compreender que, como qualquer outra profissão, corretagem exige preparo e desenvolvimento”.
Ele conta que justamente por ter enfrentado um início desafiador e por querer honrar a profissão, é que fez uma transição de carreira, passando de corretor, gestor e sócio para educador. Isso o impulsionou a viajar por todo o Brasil para proporcionar educação aos profissionais do mercado imobiliário.
“Minha missão se tornou capacitar os profissionais do nosso mercado a enxergarem essa profissão como uma carreira que requer preparação, e não apenas como uma oportunidade de ganhos rápidos. Esse compromisso me permitiu conquistar o Brasil e transformar a vida de muitos profissionais. Com a criação do Instituto QR e da Metodologia QR, que é baseada no comportamento humano, consegui não só ensinar técnicas de venda, mas capacitar os profissionais do Mercado Imobiliário a criar conexões com todos os envolvidos no processo de compra e venda de imóveis.”
Instituto QR
O CEO do Instituto QR explica que a maioria dos treinamentos e metodologias focava exclusivamente em técnicas de vendas, sem se preocupar com o verdadeiro entendimento do cliente. A visão por trás do Instituto QR e da Metodologia QR foi justamente preencher essa lacuna, oferecendo uma abordagem que coloca o comportamento humano no centro de tudo.
“Nosso objetivo é ensinar não apenas a vender, mas a entender profundamente o cliente, a construir relações genuínas. Acreditamos na educação como uma potência de transformação das pessoas e das organizações, maximizando alternativas de futuros no mercado imobiliário.”
Mas o especialista frisa que não é um lugar de fórmulas mágicas e nem de respostas prontas. O foco está em emprestar perguntas, perspectiva, experiência, para que os profissionais possam criar e construir as suas próprias soluções.
“Além das mudanças pelas quais o mercado passou, também tive a oportunidade de ser precursor de várias evoluções. Desenvolvi e introduzi conceitos como o MQL (Marketing Qualified Lead) no mercado imobiliário, e em 2018 apresentei um funil de vendas de seis etapas que revolucionou a forma como os corretores atuam”.
O que ele disse
“Ser um profissional de alto impacto hoje vai muito além de dominar técnicas de vendas. É sobre entender profundamente as pessoas.”
“Quando comecei, o mercado era muito focado em resultados imediatos, mas ao longo dos anos aprendi que o verdadeiro impacto vem da capacidade de se conectar com o cliente em um nível mais humano. O foco de profissionais de alta performance está em entender o comportamento humano, identificar as dores e necessidades dos clientes, e então direcionar nossos esforços para atendê-los de forma rápida, estratégica, reduzindo a jornada desse cliente.”
“O Guilherme Machado de 2024 é fruto de uma jornada de aprendizado contínuo e de superação de desafios. Se em 2000 eu era um corretor cheio de energia, mas com pouca experiência, hoje eu trago comigo duas décadas de vivências que moldaram não só minha carreira, mas também a minha visão de mundo. Aprendi que o sucesso não vem apenas do esforço, mas da estratégia, do foco e da capacidade de se adaptar às mudanças. Eu continuo movido pela mesma paixão de quando comecei, mas agora com a clareza e a experiência necessárias para liderar e inspirar outros a alcançarem seus objetivos.”