Mercado imobiliário | 40º Censo aponta aumento das entregas em relação aos lançamentos

por Valéria Vieira

Foram 23 empreendimentos e 2.378 imóveis foram entregues na Grande Vitória.

O Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito Santo (Sinduscon-ES), divulgou o 40° Censo Imobiliário. Os dados mostram que o número de obras concluídas foi quase o dobro do número de empreendimentos lançados. 

Os dados do levantamento foram feitos entre julho e dezembro do ano passado.

Conforme o Censo, empresas do Espírito Santo entregaram 21 empreendimentos na Grande Vitória, totalizando 2.378 unidades residenciais e comerciais durante o período. 

Por outro lado, o número de lançamentos foi de 11, com um total de 1.449 unidades.

Eduardo Borges, diretor de Economia e Estatística do Sinduscon-ES, destacou que esse resultado indica uma redução na atividade construtiva, uma vez que houve mais imóveis concluídos do que unidades lançadas no mercado imobiliário.

“Entretanto, há uma fila expressiva de empreendimentos aguardando licenciamento municipal. Assim, a causa da baixa reposição de lançamentos não é falta de demanda no mercado, conforme recentemente divulgado na Pesquisa Anual de Entraves. Especialmente em Vila Velha, a principal reclamação dos incorporadores é a dificuldade de licenciamento na prefeitura. Já em Vitória, além do plano diretor restritivo, grandes projetos residenciais ainda não foram lançados em virtude dos procedimentos de aprovação com gargalo nos estudos de impacto de vizinhança”. 

E complementa: “Em um cenário de alta demanda por imóveis, a baixa oferta gera elevação dos seus preços, e a maior causa disso é a ineficiência da gestão pública”.

De acordo com os dados do Censo, Vila Velha mantém sua posição como o município com o maior número de imóveis em construção, totalizando 6.231 unidades, o que representa 46,4% do total de 13.435 unidades em construção.

No segundo semestre do ano passado, Vila Velha liderou o número de empreendimentos lançados, com um total de cinco. Na Grande Vitória, foram lançados ao todo 11 empreendimentos, totalizando 1.449 unidades, sendo a cidade mencionada a que recebeu o maior número.

Segundo os dados, 64,7% das unidades em produção na Grande Vitória já foram vendidas, sendo que a capital é a líder em performance de vendas, com 70,9% das unidades em produção já comercializadas. Além disso, a cidade apresentou um índice de velocidade de vendas (IVV) médio mensal de 10,4% no segundo semestre de 2022.

O Sinduscon-ES realiza o Censo Imobiliário semestralmente, que tem como objetivo identificar empreendimentos com unidades à venda e em produção, que possuem área superior a 800 metros quadrados, situados nos municípios com aglomeração urbana na Grande Vitória, com exceção de Guarapari e Fundão. Nesta 40ª edição, 68 empresas participaram da pesquisa, sendo que as incorporadoras MRV, Morar e Argo apresentaram o maior número de imóveis em produção.

Mais notícias

Um novo conceito de informação, esse é o foco principal do ImobinewsES e portal imobinewses.com.br, jornalismo feito de forma diferente, segmentado e de relevância para o leitor.

Mídia Kit

Baixe nosso mídia kit e anuncie com a gente!

Entre em contato

@2022 – All Right Reserved. Dubai Propaganda.

Adblock detectado

Por favor, apoie-nos desativando sua extensão AdBlocker de seus navegadores para o nosso site.