Mercado imobiliário aposta em atendimento humanizado via Inteligência Artificial

Através do uso de Large Language Model (LLM), assistente virtual realiza as primeiras interações com o cliente de forma rápida e precisa, fornecendo informações detalhadas sobre os imóveis

por Thais Tomazelli

A tecnologia facilitou o acesso a informações sobre empreendimentos. Com um clique, é possível fazer até mesmo um tour virtual. Mas e se ao solicitar algum tipo de informação, você for atendido pelo que chamamos de ‘Chat Bot’, aquele programa que retorna e responde somente às perguntas e respostas limitadas e pré-determinadas? Na maior parte das vezes, o cliente pode se sentir frustrado e ter a sua experiência comprometida.

Não à toa, há empresas que já estão utilizando a tecnologia a seu favor, mas agregando algo muito importante: o atendimento humanizado. Um exemplo é o da incorporadora Trisul, em parceria com a Publicker (empresa detentora do portal Meu Imóvel). Eles deram vida à assistente virtual Mila, que realiza pré-atendimentos aos consumidores a partir da mais avançada tecnologia de Inteligência Artificial (IA).

Mila faz uso de Large Language Model (LLM) e foi treinada para realizar as primeiras interações com o cliente de forma rápida e precisa, fornecendo informações detalhadas sobre os imóveis. Como resultado, três vendas são contabilizadas com o apoio da IA em pouco mais de um mês de execução do projeto piloto.

Esse tipo de Inteligência Artificial é pioneiro no mercado imobiliário e seu diferencial está na humanização do atendimento inicial. Como uma assistente, a Mila apresenta impressões do produto ao cliente.

De acordo com Lucas Araújo, Diretor de Marketing e Inteligência de Mercado da Trisul, com a IA é possível ampliar as comercializações, ao mesmo tempo em que a jornada qualificada de atendimento ao cliente é garantida. “O investimento representa uma solução eficaz, pois um alto volume de leads é filtrado, qualificado e repassado aos corretores, com efetivo potencial de compra e até possíveis agendamentos. Assim, podemos tornar o atendimento pessoal do corretor mais eficaz, o que garante, inclusive, a motivação do profissional”, complementa Araújo.

Todas as informações levantadas pela assistente virtual são repassadas como leads ao corretor de imóveis para andamento do atendimento. Como resultado da sua eficiência, a Trisul já registra três vendas a partir da Mila em apenas 46 dias de operação do projeto piloto. Para o corretor de imóveis, a IA permite a ampliação do foco e do tempo em leads qualificados. “Avaliamos, nesse período, que diante do volume de perguntas feitas à Mila, o interesse em visitar o produto aumenta. Chegamos a uma taxa de 8,1% de visitas para clientes que trocaram quatro ou mais mensagens com a Mila, percentual duas vezes superior ao atendimento convencional, sem a IA”, ressalta Araújo.

Em vários segmentos, a IA se tornou um recurso importante para ampliar a experiência do cliente, desde a sugestão das melhores soluções de produtos até o pós-vendas. Por outro lado, segundo Araújo, no mercado imobiliário, a participação do profissional é primordial para assegurar a melhor escolha dentro da complexidade de adquirir um imóvel, que representa um sonho para inúmeras famílias.

Quer entender melhor como funciona a Mila? Acesse https://milabot.com.br.

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