Já imaginou ter um livro prático desmistificando vários pontos que, às vezes, podem atrapalhar na locação? Ele já existe e vai ajudar não só o locador como o locatário. É o “Guia prático das locações imobiliárias”, elaborado pela advogada e especialista no assunto, Raquel Queiroz Braga. “A gente tem dois extremos: o mundo mais acadêmico onde sim, existem as pessoas especializas em locações e não são muitas… e tem o mundo prático… mundo de quem opera as locações seja locador ou locatário ou nas condições de administrador de locações.
Ainda de acordo com a advogada, um dos mitos em relação às locações de imóveis é o locador pedir o imóvel de volta para uso próprio ou se o proprietário pode vender o imóvel que esteja alugado. Raquel explica que, neste caso, o locatário tem direito à preferência de compra. Ou seja, antes de oferecer a propriedade a terceiros, deve ser feita uma proposta de venda ao inquilino. “São dois polos opostos. Ou você tem uma pessoa que entende muito ou uma pessoa fora do mínimo desejável pra operação entre as partes. E isso gera muita crise, muito estresse, muito desacordo. A falta de conhecimento, alinhamento, a regra do jogo que se joga gera muito estresse”, completa Raquel.
No livro, ela faz uma lista de 5 mitos envolvendo as locações imobiliárias em que os dois lados assumem uma série de responsabilidades ao firmar o contrato. Mas, afinal, quem deve arcar com determinadas obrigações e quais são os limites de cada parte? “O guia chega pra suprir uma lacuna do mercado que é o meio termo… que é o conhecimento na medida exata de quem não precisa de aprofundar… precisa apenas conhecer a técnica na medida da operação”, finaliza a advogada.
153