Paisagens naturais com montanhas, lagoas, córregos e cachoeiras são o cenário perfeito para um fim de semana com momentos memoráveis ao lado da família ou ainda com muito romance em casal. Prepare-se para cair na estrada e conhecer uma novidade do nosso Espírito Santo: a nova rota do agroturismo de Linhares, proposta pelo deputado estadual Lucas Scaramussa (Podemos) em projeto de lei apresentado no dia 26 de julho deste ano.
A ideia de impulsionar as potencialidades da região do Alto São Rafael, que inclui ainda parte do território dos municípios de Governador Lindenberg, Marilândia e Rio Bananal, já vem sendo discutida pela comunidade há alguns anos e ganhou força recentemente, quando autoridades visitaram a região.
Situada a cerca de 60 km do Centro do município e repleta de belezas naturais, a localidade começou a atrair ainda mais a atenção do público em 2021, com o início da colheita no polo de cultivo de uvas.
A comitiva, liderada por Scaramussa, foi composta por representantes do Governo do Estado, Aderes, Sebrae-ES e proprietários rurais realizou uma visita técnica no dia 13 de julho deste ano para conhecer os principais pontos da futura rota.
Nesta primeira etapa, as autoridades presentes mapearam as potencialidades e
conversaram com a Comissão de Agroturismo da Comunidade para apresentar a proposta de criação da rota turística, a qual traria impactos positivos para a infraestrutura local, capacitação de mão de obra, divulgação, dentre outros incentivos para que a região do Alto São Rafael receba cada vez mais visitantes.
“O Alto São Rafael tem tudo para se tornar um grande polo do agroturismo capixaba. Tem boas pousadas, chalés, restaurantes, dá para visitar os parreirais, comprar produtos artesanais, tomar um café de qualidade, praticar voo livre e contemplar a paisagem incrível, que merece ser visitada. Nós vamos trabalhar para incentivar e promover quem quer empreender aqui”, garante o deputado Lucas Scaramussa.
Secretário estadual de Turismo, Weverson Meireles parabenizou a comunidade pela mobilização. “É muito bom ver empreendedores e produtores se organizando para o crescimento sustentável do agroturismo na região”, destacou um dos representantes do Governo do Estado na comitiva.
Para o presidente do Incaper, Franco Fiorot, a rota tem potencial para desenvolver não só a região como também o seu entorno, já que está no limite entre Linhares e os municípios de Governador Lindenberg, Marilândia e Rio Bananal. Ele ainda colocou o instituto à disposição para impulsionar a produção local. “Traçamos estratégias para contribuir por meio da pesquisa e extensão rural do Incaper”, afirmou.
Conheça alguns pontos da rota:
Polo de Uva
Mesmo antes de oficializar a rota, a colheita da uva já é destaque entre os turistas que visitam a região. O Sítio Araponga, do produtor Giovani Rigoni, possui um parreiral com mil pés da fruta e atrai mais de três mil visitantes durante a colheita. A propriedade, com entrada gratuita, abre o ano todo e tem uma estrutura com bar, bicas naturais e loja para a venda da uva in natura e na forma de geleia e de suco.
Cachoeira De Angeli
Localizada na comunidade de Terra Alta, a cachoeira é aberta à visitação e possui ainda piscina e serviço de bar. Para completar a paisagem, a queda d’água é rodeada pela Mata Atlântica, com destaque para as bromélias e orquídeas.
Rampa de Voo Livre
Com 592 metros de altura, a rampa de voo livre de parapente, conhecida como Rampa do Cleiton, serve também como um mirante, contemplando o limite entre os municípios de Linhares e Rio Bananal. A rampa tem estrutura com bar, lanchonete, estacionamento, balanço e área para acampamento e festa.
Crédito das fotos: Comunicação/Lucas Scaramussa