Foram 78 projetos inscritos no Estado em 4 categorias e Linhares é reconhecida pelo investimento que faz em Tecnologia e inovação no setor público municipal. A cidade, que está na vitrine do desenvolvimento, lançou neste ano, a secretaria de modernização da gestão, com Jobs Caliman Buffon à frente da pasta. “Temos dois olhares hoje… desenvolver tecnologicamente a própria Prefeitura tornando os processos mais rápidos e agilizando o serviço para o cidadão.
A morosidade que sempre existiu em serviços públicos foi extinta em nossa cidade”, afirmou Buffon. “Sabemos que serviços como compra de remédio, construção de postos, por exemplo, geram processos que vão seguindo as etapas necessárias até a conclusão. Até o ano passado tudo era feito no papel, aqui na cidade e de maneira lenta. Hoje não tem mais esse uso desacerbado de papel. Tudo é feito pelo sistema. Os setores vão cumprindo as determinações e tudo vai fluindo de maneira rápida e econômica”, completou o secretário.
Isso sem falar na agilidade – Situações que demoravam uma semana, hoje, levam um dia para ficarem prontas; e na economia – com a diminuição do uso de papel, toner e impressora a Prefeitura vai deixar de gastar um milhão de reais por ano. “Todo esse dinheiro poderá ser revertido em outros serviços ao cidadão”, disse Buffon.
Para que tudo funcione de maneira correta, foram treinadas 400 pessoas e a ideia é, em breve, fazer com que o cidadão faça tudo sem precisar sair de casa. A ferramenta já está disponível para tablets e smart phones e o cidadão pode dar entrada em processos de abertura de empresas, por exemplo. “Para quem está fora da cidade e pretender vir pra cá para abrir o próprio negócio, o ‘Linhares digital’ é uma excelente ferramenta. Lá tem todas as orientações… é muito fácil pra usar”, completou o secretário.
O prêmio “Boas Práticas Senador Gerson Camata” reconhece e divulga as melhores práticas desenvolvidas nos municípios. A Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes) analisou com notas de 1 a 10, através de uma banca, os seguintes critérios: efetividade dos resultados, utilização eficiente dos recursos públicos, replicabilidade, mecanismos de transparência e controle social, relevância social, grau de sustentabilidade, potencial de inovação e criatividade, perenidade, participação dos beneficiários, e relações institucionais.
“É uma felicidade muito grande ter esse reconhecimento diante de todos outros trabalhos de norte a sul do Estado. Que nossa ideia sirva de exemplo e transforme a vida de cidadãos de outros municípios como estamos fazendo com os linharenses”, destacou o secretário.