Expectativas do setor imobiliário em 2022

por ImobiNewsES

O primeiro semestre de 2022 começou acelerado com o infeliz cenário internacional de conflitos entre Rússia e Ucrânia, clima de eleições polarizado e Copa do Mundo para fechar o ano. Toda essa conjuntura macro agitada foi somada à uma tendência de aumento nas taxas de juros e outras influências econômicas para o setor imobiliário.

A imprensa tem sido bem alarmante sobre o aumento da Selic, que tem subido bastante nos últimos meses e atualmente se encontra no patamar de 12,75% ao ano.

Por outro lado, diante de incertezas econômicas e políticas, o produto imobiliário se sustenta como uma opção sólida, um ativo consolidado e uma reserva de valor. Esse fator aliado à superação da pandemia de coronavírus desenha uma perspectiva de continuidade na curva positiva de demanda imobiliária no Brasil.

O desejo pelos imóveis segue vivo e quente para a maior parte das famílias brasileiras. Antes da pandemia a demanda imobiliária era de aproximadamente 12 milhões de famílias dispostas a comprar um imóvel em até 24 meses, e hoje, 2 anos depois, alcançamos uma demanda de 15 milhões de famílias. Além disso, atingimos o recorde de financiamentos imobiliários com um crescimento de 34% para o setor, segundo a ABECIP (Associação Brasileira de Crédito Imobiliário e Poupança).

Resumindo, apesar do meio do ano estar se aproximando, 2022 ainda nos reserva fortes emoções. Assim sendo, as redes sociais estarão bombando como nunca. Quanto mais notícias alarmantes, polêmicas, discussões no cenário político e econômico, maior é a potência das redes sociais, afinal somos o país dos memes, das figurinhas e dos grupos de WhatsApp.

O fato é que o mundo está cada vez mais social – O Brasil tem essa característica de ser uma população muito ativa nas redes sociais. O número mais recente – do começo de 2021 – indica que os brasileiros passam, em média, 3 horas e 42 minutos por dia conectados às redes sociais. Nesse quesito, perdemos apenas dos filipinos e dos colombianos, mas por poucos minutos.

1. Facebook (130 mi)

2. YouTube (127 mi)

3. WhatsApp (120 mi)

4. Instagram (110 mi)

A tendência é que as redes sociais ganhem uma importância cada vez maior, deixando de ser apenas VITRINE e se torna CHECK OUT de produtos dentro do próprio app- a então chamada SOCIAL COMMERCE –já em teste pelo Instagram e Tik Tok e outros. Neste cenário, a compra começa pela pesquisa e acaba com avaliação do produto dentro da mesma plataforma.

Por isso, acredito que o Marketing de influência continuará ganhando um grande espaço nos planos de comunicação e marketing das empresas. Estamos dando um segundo passo no marketing de influência com regulamentação e acompanhamento de métricas. Por isso, a tendência é que o foco se volte para o engajamento ou o alcance verdadeiro com maior relevância para nano e micro influenciadores. Por outro lado, muitas marcas estão utilizando o Live Commerce, com artistas e influenciadores famosos para promover as vendas.

Nesse sentido, a chave do sucesso nas redes sociais continua sendo:

  • Autenticidade – Quanto mais inovador, único e viral maior é o alcance e relevância nas redes
  • Vídeos curtos é a bola da vez. Tik Tok e Reels brigam pela atenção do público, principalmente dos mais jovens. O Instagram deixou claro, recentemente, que é uma rede social de vídeos – e não mais de fotos.
  • Comunicação é uma ferramenta de troca – não adianta apenas falar, as redes sociais são plataformas de interação, com conteúdo compartilhados e colaborativos.
  • Educar o cliente para comprar – Não basta falar de produto, o como usar é um “must do” na promoção do produto.

É também nesse cenário que surgem as leis de proteção de dados pessoais, como a LGPD no Brasil. Portanto, o ano de 2022 tende a gerar ainda muitos debates sobre como superar o fim dos cookies de terceiros (cookieless) e trabalhar com dados de usuários de maneira segura e transparente. A partir de agora, os profissionais de marketing devem focar na coleta de dados first-party, ou seja, que são coletados por eles mesmos diretamente com os usuários.

Com as possibilidades oferecidas pela automação de Marketing combinadas pela segmentação, é possível criar jornadas super personalizadas. Dessa forma, a sua empresa não perde tempo ou dinheiro investindo em um relacionamento para, no fim, errar no momento crucial da oferta.

Ou seja, criar relações próximas e diretas com os clientes sempre foi e continua sendo a melhor estratégia de marketing e vendas. E nesse cenário, apesar das ferramentas digitais e tecnologias, o fator GENTE, ainda é a chave de sucesso das empresas bem-sucedidas.

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Expectativas do setor imobiliário em 2022

por ImobiNewsES

No início de 2020, o mercado imobiliário vivia um momento que tinha tudo para ser a entrada de uma época muito promissora para o setor. O instante refletia a retomada da economia, inflação sob controle e queda nas taxas de juros, com efeitos diretamente positivos sobre a construção civil. 

Com o isolamento social, muitos setores da economia ficaram paralisados, alguns até hoje não se recuperaram totalmente dos prejuízos. Na contramão das limitações, o mercado imobiliário mostrou ser um dos setores que mantêm o otimismo para o próximo ano.

Os sinais de recuperação do segmento, tem sido avaliado como positivo desde o final do segundo trimestre do ano passado. De acordo com a Abecip, Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança, 2020 registrou um crescimento de 57,5% nos valores financiados em comparação com o ano anterior. Os dados da CBIC, Câmara Brasileira da Indústria da Construção, revelaram um aumento de 27,1% das vendas de imóveis no primeiro trimestre de 2021 quando comparadas ao mesmo período de 2020.

Segundo Juliano Capellini, sócio da Conquista Construtora, muitos foram os motivos que justificam o aumento da demanda. “O isolamento social foi um fator que impactou fortemente o cenário da construção civil, estimulando o mercado e os clientes a procurarem um novo imóvel. A Selic em baixa é outro fator que contribuiu para estimular a concessão de crédito, visto que os juros do financiamento ficaram mais atrativos. O mercado em 2022 promete e tem grandes chances de desempenhar melhor do que o ano de 2021” disse Juliano.

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Expectativas do setor imobiliário em 2022

por ImobiNewsES

O início de 2020, o mercado imobiliário vivia um momento que tinha tudo para ser a entrada em uma época muito promissora para o setor. O instante refletia a retomada da economia, inflação sob controle e queda nas taxas de juros, com efeitos diretamente positivos sobre a construção civil.

Com o isolamento social, muitos setores da economia ficaram paralisados, alguns até hoje não se recuperaram totalmente dos prejuízos. Na contramão das limitações, o mercado imobiliário mostrou ser um dos setores que mantêm o otimismo para o próximo ano.

Os sinais de recuperação do segmento, tem sido avaliado como positivo desde o final do segundo trimestre do ano passado. De acordo com a Abecip, Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança, 2020 registrou um crescimento de 57,5% nos valores financiados em comparação com o ano anterior. Os dados da CBIC, Câmara Brasileira da Indústria da Construção, revelaram um aumento de 27,1% das vendas de imóveis no primeiro trimestre de 2021 quando comparadas ao mesmo período de 2020.

Muitos foram os motivos que justificam esse aumento, o isolamento social foi um fator que impactou grandemente o cenário, estimulando o mercado e os clientes a procurarem um novo imóvel. A Selic em baixa também contribuiu para estimular a concessão de crédito, visto que os juros do financiamento ficaram mais atrativos.

A aquisição de imóvel continua tendo uma forte demanda, de modo que o próximo ano promete um grande desempenho, considerado até melhor que o ano de 2021. Apesar da alta da Selic e os altos custos do material de construção, especialistas dizem que embora esses dois pontos, o mercado imobiliário continuará resistente e forte até, pelo menos 2025.

Em 2022, as expectativas são que as maiores demandas por imóveis sejam no sentido de buscar locais maiores, que ofereçam possibilidade de investir em infraestrutura e que atenda as necessidades de toda a família. O que aumentará a procura por imóveis que ofereçam também uma boa área de lazer, o que já tem se tornado realidade no mercado.

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