O ImobiNewsES, portal de boas notícias, acompanhou de perto a movimentação do deputado estadual Lucas Scaramussa (Podemos) para criar oficialmente a Rota do Agroturismo de Linhares e Região.
A novidade é que, na tarde da última terça-feira (07), o governador Renato Casagrande (PSB) sancionou a Lei nº 11.946/2023, que vai destacar o potencial turístico das regiões do Alto São Rafael, em Linhares, e parte dos territórios de Governador Lindenberg, Marilândia e Rio Bananal.
Durante a cerimônia de assinatura, que aconteceu no Palácio Anchieta, em Vitória, estiveram presentes, além do deputado, diversas autoridades e produtores da região, destaque para: Cleiton Inocente (Rampa de Voo Livre do Cleiton), Matilde Garabelli (Associação Mulheres do Cacau), André Duda (Cafés Especiais), Giovani Rigoni (Polo de Uva), Osvaldino Neto (Sítio Vovô Chico), Kelly Cristina Fernandes (Pousada Sítio das Meninas), Johnatan Maravilha (Vereador de Linhares), Weverson Meireles (Secretário Estadual de Turismo), Enio Bergoli (Secretário Estadual de Agricultura) e Franco Fioroti (Diretor-presidente do Incaper).
Os próximos passos já estão em andamento. Agora, a comunidade – que conta com uma comissão de agroturismo – precisa traçar um plano diretor com todos os atrativos da rota e estabelecimentos, além de desenvolverem treinamentos para melhor atender os turistas e visitantes da rota. Também já há perspectivas de investimentos em infraestrutura e publicidade para os próximos meses.
Localizada a cerca de 60 km do Centro de Linhares e repleta de paisagens naturais, como montanhas, lagoas, córregos e cachoeiras, a localidade começou a atrair ainda mais a atenção do público em 2021, com o início da colheita no polo de cultivo de uvas.
Na ocasião, o governador destacou as potencialidades da rota. “É um roteiro que passa por quatro municípios, uma região linda, com produtos maravilhosos e as pessoas estão começando a descobrir. Essa iniciativa do deputado coloca luz nessa região”, afirmou Casagrande.
Autor do projeto de lei que criou a rota, Scaramussa comemorou. “Governador, para nós é uma alegria. É uma iniciativa nossa, através desses empresários, desses grandes produtores rurais, que conhecem o potencial daquela região. O que estamos buscando é levar uma diversidade para a matriz econômica das comunidades, que já é forte, mas pode ser mais forte ainda”.
Conheça algumas atrações da rota do agroturismo em Linhares e programe a sua visita!
Polo de Uva
Mesmo antes de oficializar a rota, a colheita da uva já atrai uma grande quantidade de turistas à região. O Sítio Araponga, do produtor Giovani Rigoni, possui um parreiral com mil pés da fruta e atrai mais de três mil visitantes durante a colheita. A propriedade, com entrada gratuita, abre o ano todo e tem uma estrutura com bar, bicas naturais e loja para a venda da uva in natura e na forma de geleia e de suco.
Cachoeira De Angeli
Localizada na comunidade de Terra Alta, a cachoeira é aberta à visitação e possui ainda piscina e serviço de bar. Para completar a paisagem, a queda d’água é rodeada pela Mata Atlântica, com destaque para as bromélias e orquídeas.
Rampa de Voo Livre
Com 592 metros de altura, a rampa de voo livre de parapente, conhecida como Rampa do Cleiton, serve também como um mirante, contemplando o limite entre os municípios de Linhares e Rio Bananal. A rampa tem estrutura com bar, lanchonete, estacionamento, balanço e área para acampamento e festa.
Pousadas
Quem quiser visitar toda a região vai encontrar excelentes opções de hospedagens, que oferecem conforto e um atendimento que faz todos se sentirem em casa. Algumas das opções são a Pousada Sítio das Meninas e a Pousada João e Maria, em Linhares.
Cafés Especiais
O produtor André Duda oferece aos visitantes cafés especiais premiados, com grandes pontuações nos concursos de qualidade, produzidos na região, a partir de grãos selecionados.
Imagens: Luan Max e Vinícius Sant’ana