Por Thaís Tomazelli
Feche os olhos e pense em uma situação: você está prestes a garantir o seu imóvel próprio. Seja ele o primeiro da vida ou o seu décimo empreendimento, qual é o diferencial de um corretor de imóveis motivado durante o seu processo de compra? O atendimento prestado vai nortear, pelo menos, 50% da sua tomada de decisão, acertei?
Esse é um exemplo básico dentre os inúmeros que podemos pontuar para dizer: o corretor imobiliário é fundamental para garantir a segurança, tanto financeira quanto afetiva, ao realizar o sonho da casa própria.
Por isso, no mês do Corretor de Imóveis (celebrado oficialmente no dia 27 de agosto), o ImobiNewsES traz histórias inspiradoras de profissionais que arregaçam as mangas e driblam todo e qualquer desafio do mercado. Para eles, não há fatores políticos ou econômicos que os impeçam de realizar o sonho de milhares de famílias: o de adquirir o próprio lar.
Já contamos a trajetória de Neide Mendes, a vendedora de empadas que é hoje uma das corretoras mais requisitadas do Norte do Estado, e agora vamos contar a do “Rei das Coberturas de Linhares”. Sabe de quem estou falando? Se ainda não conhece Wanderson Lopes (@wanderson_conquista), essa é a hora de mergulhar em uma trajetória que teve início ainda muito jovem e é inspirada na missão de transformar vidas.
Astral em alta (e vendas também!)
“Rei das Coberturas de Linhares”. Foi o que ouvi de Wanderson Lopes em nossa primeira conversa, claro, cercada por risadas, afinal, é o alto astral a sua marca registrada.
Por sua simplicidade, obviamente o ‘título de rei’ não foi imposto por si mesmo, mas por outros profissionais do mercado e parceiros corretores. Não seria para menos: a venda de 80% das coberturas da região linharense foram registradas por ele.
“Reconheço meus feitos e minhas marcas, mas encaro sempre de forma leve, sem rótulos. Costumam me encaixar na categoria de alto padrão, mas eu não me identifico com esse título. Acho que circulo muito bem por todos os nichos. Já vendi desde unidades mais simples, em torno de R$ 40 mil, a propriedades de alto padrão, de até R$ 3,5 milhões”, diz o corretor.
Com a estimativa de já ter vendido cerca de 450 imóveis ao longo da carreira, ele iniciou cedo na profissão. Foi ainda aos 22 anos que o caminho de Wanderson se entrelaçou ao da corretagem. O primeiro contato veio através da ocupação de auxiliar administrativo em uma imobiliária, uma das mais antigas de Linhares, produzindo contratos e acompanhando os processos de compra, venda e locação.
Enquanto consultor técnico em uma empresa de móveis, por coincidência ou destino, uma amiga lhe fez mudar os planos: ser corretor. Desde então, passou pela Lorenge, na Grande Vitória, local em que permaneceu por 9 anos. A convite de Robertinho Mauri, há 4 anos é uma das peças-chave na Imobiliária Conquista.
Planejamento e atualização
Durante a conversa, Wanderson demonstrou ser do tipo que prefere viver a curto prazo, planejando o hoje, mas sempre de olho no que pode fazer para se aperfeiçoar pessoal e profissionalmente. Questionado sobre as metas e expectativas para daqui 5 anos, foi categórico:
“Sempre faço meu planejamento estratégico de forma anual, porque é fundamental garantir uma preparação para os meses que estão vindo. Acompanhar as novidades do mercado é um passo importante para garantir a melhor experiência dos clientes. Sei que o mercado imobiliário ‘flutua’ muito, então é necessário estar ligado a todo momento. Precisamos estar um passo à frente na informação, pois muitos clientes nos procuram já com tudo na ponta da língua. A credibilidade vem da confiança ao transmitir aquilo sobre o que se fala e se vende”, enfatiza.