39
Adquirir o primeiro imóvel é um passo importante na vida de qualquer pessoa, mas também pode ser um dos mais desafiadores. Na prática, esse tipo de investimento pode gerar muitas dúvidas e incertezas, especialmente em relação ao planejamento financeiro e às opções disponíveis no mercado.Para ajudar quem está se preparando para esse grande passo, conversamos com Pedro Antonio Bolsanello, empresário e diretor de Incorporações na Recanto Construtora, uma empresa que se destaca no Espírito Santo pela venda de imóveis para quem está comprando pela primeira vez.
De acordo com o Pedro, o ponto de partida para quem deseja comprar um imóvel é garantir uma fonte de renda estável e eliminar qualquer tipo de endividamento. “O primeiro passo é ter uma fonte de renda regular, seja através de um emprego de carteira assinada ou realizar a declaração de imposto de renda. Outro ponto importante é se livrar de qualquer tipo de empréstimo ou endividamento”, orienta.
Além disso, Pedro destaca a importância de estar com o nome limpo em instituições como SPC e SERASA, já que isso facilita a aprovação de crédito junto aos bancos. “Antes de tudo, para participar de um financiamento pelo Minha Casa Minha Vida, por exemplo, é necessário um planejamento para que a renda esteja livre de quaisquer comprometimentos, como empréstimos, consórcios ou fatura de cartão de crédito. É preciso também que o nome esteja limpo no SPC/SERASA, e não haja nenhum endividamento bancário com prejuízo. A partir daí, é possível realizar a aprovação de crédito junto à correspondente bancária e adquirir o seu imóvel junto à construtora ou corretor de confiança”.
Casa ou apartamento?
Na hora de escolher entre uma casa ou um apartamento, o comprador pode ficar em dúvida sobre qual opção pode ser mais rentável. Nesse sentido, Bolsanello sugere que, em sua maioria, os novos compradores acabam optando pelos apartamentos, considerando suas inúmeras vantagens.
“Para quem procura um primeiro imóvel, o apartamento traz diversas vantagens. Primeiramente o custo de aquisição e de manutenção são muito inferiores ao de uma casa. Além disso, os apartamentos oferecem mais segurança e praticidade e, por fim, costumam estar localizados em áreas centrais ou urbanas, proporcionando fácil acesso a transporte público, lojas, restaurantes e outros serviços”, explica.
Outra dúvida muito comum nesse processo é se vale a pena investir em um imóvel novo ou usado. Para Bolsanello, imóveis novos são sempre mais vantajosos do ponto de vista estratégico. “São diversas as vantagens de adquirir um imóvel novo. A primeira delas é que, comprando na planta com a Recanto, é possível fazer o parcelamento da entrada e da documentação ao longo do tempo. O financiamento também possui melhores condições que o de um imóvel usado e o cliente além de receber um imóvel novinho, ainda é coberto pela garantia da construtora, reduzindo assim os custos de manutenção”, afirma.
Pedro ainda lembra que para facilitar esse processo, a participação de um corretor de imóveis qualificado é essencial para otimizar a compra da casa própria. “O corretor de imóveis é o agente responsável por guiar o cliente até o imóvel que mais se adeque à sua realidade, instruir e auxiliar com todo o trâmite de aprovação de crédito e montagem de uma proposta de pagamento compatível com a realidade do cliente”, ressalta.
Um sinal de alerta que deve ser observado na hora de investir em um imóvel, é assumir um plano de pagamento incompatível com sua realidade financeira, o que em muitos casos acaba gerando desistências e prejuízos. Por isso, a dica de ouro é fazer um planejamento financeiro a longo prazo e investir em reservas de emergências, por exemplo.
Excelência no atendimento ao cliente
A Recanto Construtora tem se destacado no mercado na aquisição do primeiro imóvel através do programa Minha Casa Minha Vida. Segundo Pedro, a empresa nasceu da união de três engenheiros experientes que viram a necessidade de uma construtora capixaba especializada em imóveis acessíveis.
“A Recanto Construtora foi concebida desde o início com foco na aquisição do primeiro imóvel. Isso faz com que todos os processos da empresa sejam pensados em função desse perfil de cliente, dando o melhor suporte desde o planejamento financeiro, aprovação de crédito e acompanhamento da obra até a sua entrega. Nossa missão é proporcionar moradias acessíveis com um excelente padrão de qualidade para as famílias brasileiras”, conclui.