Já faz algum tempo que as construtoras vêm rompendo alguns paradigmas e alterando seus próprios processos, seja na qualidade dos imóveis ou nas inovações apresentadas na construção civil. Este fato ocorre especialmente porque a construção civil é uma área de alta competitividade. Em Linhares, um exemplo de construtora que sempre está em busca por inovações e ferramentas de colaboração eficientes é a Cobra Engenharia, que decidiu inovar mais uma vez e trouxe para as suas obras o Building Information Modeling (BIM), em português, Modelagem da Informação da Construção.
Segundo a Building Smart, organização mun- dial de desenvolvedoras de tecnologia para o setor da construção, o BIM é a representação digital das características físicas e funcionais de uma edificação, que permite integrar de forma sistêmica e transversal às várias fases do ciclo de vida de uma obra com o gerenciamento de todas as informações disponíveis em projeto, formando uma base confiável para decisões durante o seu ciclo de vida, definido como existente desde a primeira concepção até a entrega do empreendimento. De modo mais simples, o BIM é um novo processo de planejar, é uma representação digital de toda uma edificação que vai muito além de uma construção 3D, essa metodologia possui informações consistentes que poderão ser utilizadas durante todo o ciclo de vida da obra. Ele permite por exemplo, a realização de todas as fases do projeto de forma integrada, projeto arquitetônico, estrutural, de instalações, planejamento e orçamento, tudo isso conectado de modo que todos os profissionais responsáveis por cada parte tenham acesso a todas as informações que possa vir a precisar.
Segundo um dos proprietários e engenheiros da Cobra Engenharia, Joacyr Meriguetti, a ferramenta traz benefícios para obra e consequentemente para os clientes. “A modelagem 3D permite mostrar a obra de forma realística, facilitando a retirada de dúvidas tanto de quem vai executar a obra quanto para os clientes, diminuindo consideravelmente o tempo gasto com esses detalhes” explicou Joacyr.
Guilherme Martins, também engenheiro e proprietário da Cobra Engenharia, está confiante com a chegada do novo instrumento de trabalho. “Estamos muito animados, porque a obra ganha precisão no orçamento e um grande aumento na qualidade, uma vez que os “improvisos” para resolver desafios que surgem durante a execução passam a ser mínimos”, comemorou Guilherme.