Calçadas e ciclovias maiores e mais estruturadas já não realidade na Grande Vitória

por ImobiNewsES

As dificuldades envolvendo o trânsito lento e engarrafamentos são desafios que afetam diversos municípios em todo o país. Mas que já existe solução sendo implantada.

Uma solução não muito agradável para alguns, porém, para melhorar a mobilidade das cidades, segundo especialistas, é preciso abrir espaço para pedestres e ciclistas.

Calçadas mais largas e com boas estruturas, ciclovias ligando um bairro a outro, são respostas para o desafio. Essas soluções já estão sendo implantadas em alguns lugares do mundo, inclusive na Grande Vitória.  

“As cidades exemplo de mobilidade tendem a investir muito na mobilidade ativa, que seria o uso da bicicleta e a caminhada a pé. Além de investimentos em transportes públicos eficientes. É preciso que haja mais espaço para os pedestres e os ciclistas, uma infraestrutura que desestimule o uso do automóvel”, comenta a professora do mestrado de Arquitetura e Cidade da UVV, Larissa Andara Ramos.

Segundo a professora Ramona Faitanin, do curso de Arquitetura e Urbanismo da UCL, nas cidades do futuro, o transporte não-motorizado deve ser priorizado. “Esse tipo de transporte gera uma menor pressão por ampliação do sistema viário, pois ocupa menos espaço nas vias, gerando uma economia de gastos públicos. Para que isso ocorra, entretanto, é preciso que a sociedade valorize esse tipo de modal, e que ele seja foco de políticas públicas de transporte”.

Nas cidades do futuro que pensam em mobilidade mais sustentável, as calçadas mais largar para pedestres serão fundamentais, principalmente em avenidas principais. Elas vão permitir que mais pessoas circulem.

As calçadas terão dispositivos que vão facilitar a caminhada e trazer bem-estar para os moradores. Calçadas sinalizadas, sem ressaltos, com bancos e árvores, são alguns dos elementos que vão trazer conforto aos pedestres durante a caminhada.  Esse pode ser um cenário comum nas avenidas de grandes cidades.

Algumas cidades ainda vão investir em espaços em que os pedestres não vão ter de disputar espaços com carros. As ruas de pedestres são espaços fechados, em que o trânsito de carros e ônibus não passam. Se torna também espaços de lazer, geralmente.

O aumento da malha cicloviária já é uma tendência em grandes cidades no Brasil e no mundo, assim como na Grande Vitória.  A tendência é que essas ciclovias interliguem espaços importantes de prestação de serviço, lazer e cultura da cidade.  

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