302
Alguém aqui já ouviu falar sobre o “Mapa das construtechs e Proptechs Brasil 2024”? produzido desde 2017, ele é basicamente um monitoramento sobre o ecossistema de startups que atuam no mercado imobiliário em todo o país. E de acordo com a análise feita pelo cofundador da Terracotta Ventures, Marcus Anselmo, “não precisamos mais ter a síndrome de vira-lata dizendo que o mercado imobiliário é atrasado. O Mapa nos mostra que muita coisa está mudando”.
Ainda de acordo com Anselmo, em entrevista ao portal “imobireport”, “vale lembrar que as startups são empresas que estão tentando coisas diferentes. Elas exploram tendências, que depois podem vir a ser adotadas pelo mercado. Uma empresa tradicional não consegue arriscar da mesma forma. Por isso, é muito importante olhar para onde essas empresas estão indo e o que está mudando”.
Do ano passado pra cá, o mapa mostra que o número de startups brasileiras classificadas como Construtechs e Proptechs aumentou 13,5%, demonstrando aquecimento no setor. “Vale lembrar que as startups são empresas que estão tentando coisas diferentes. Elas exploram tendências, que depois podem vir a ser adotadas pelo mercado. Uma empresa tradicional não consegue arriscar da mesma forma. Por isso, é muito importante olhar para onde essas empresas estão indo e o que está mudando”, disse Anselmo ao site.
Por isso é importante que as corretoras tenham, ao menos, conhecimento sobre as tendências e inovações disponíveis no mercado. “É importante estar acompanhando as movimentações e não deixar para se inteirar sobre o assunto na última hora. Quem está preparado, sai na frente e aproveita as melhores oportunidades”, afirma.