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O mercado imobiliário brasileiro tem se transformado rapidamente, e uma das inovações que vêm ganhando destaque é o conceito de vendas compartilhadas. À frente desse movimento está a Netimóveis, uma rede que, com mais de 150 imobiliárias associadas, se tornou uma das maiores do Brasil.
Para entender como essa estratégia tem mudado o cenário das transações imobiliárias no país, conversamos com Ariano Cavalcanti de Paula, presidente da Netimóveis Brasil que acompanha de perto o crescimento desse setor.
De acordo com Ariano, as vendas compartilhadas são uma estratégia que permite que várias imobiliárias trabalhem em conjunto para vender o mesmo imóvel. “O mundo tem caminhado na direção da economia colaborativa, compartilhada, onde empresas se unem para otimizar os seus resultados. Uma das maneiras mais eficazes é por meio das redes organizacionais. Essa rede organizacional, conceitualmente falando, pressupõe o compartilhamento de várias questões, como estratégia, compartilhamento de recursos e com isso você tem ganho em escala”, detalha.
Na prática, ele explica que esse modelo é particularmente eficaz em um mercado competitivo como o brasileiro, onde a captação e a venda de imóveis podem ser processos demorados, além de ser apresentar um excelente custo-benefício tanto para as empresas quanto para os clientes.
“O cliente quando consulta uma base compartilhada, ele consulta tudo em um lugar só e, com isso, tem o ganho de produtividade e mais conveniência. Ele vai tratar com uma pessoa só um leque de opções que ele não teria se fosse buscar individualmente. Por outro lado, a empresa quando entra para uma rede, ela passa a ter cem mil imóveis, como no caso da Netimóveis, ou seja, a empresa passa a ter muito mais condições de vender ou alugar”, explica.
Uma das grandes vantagens desse modelo, segundo Ariano, é a colaboração, já que no modelo tradicional, as imobiliárias competem entre si, o que pode limitar as oportunidades de negócio. Por outro lado, com as vendas compartilhadas, a competição dá lugar à cooperação, onde todas as partes envolvidas podem sair ganhando.
Com quase três décadas de história, a Netimóveis tem a inovação como ação estratégica para o sucesso. Atualmente, são mais de 150 imobiliárias associadas em 11 estados brasileiros e em Portugal, que juntas oferecem mais de cem mil imóveis, tornando-se um espaço perfeito para quem busca vender, comprar ou alugar um imóvel com segurança e agilidade.
“Estamos lançando uma inteligência artificial própria da Netimóveis que vai proporcionar aos associados uma revolução em atendimento. Ela vai oferecer todas as informações solicitadas pelo cliente, marcar visitas, fazer aquele atendimento que, por vezes, ocorre fora do horário comercial e com isso você tem um agregador de benefícios. Ela não vai concorrer com o corretor, mas sim otimizar todo o processo”, detalha Ariano ao falar sobre o projeto que está em fase de teste e será lançado em breve pela empresa.
Seguindo o avanço da tecnologia e a crescente digitalização do mercado imobiliário, as vendas compartilhadas tendem a se tornar ainda mais comuns, oferecendo uma experiência cada vez melhor para quem compra e vende imóveis. Perguntado sobre o futuro, Ariano avalia o modelo como uma tendência que veio para ficar.
“Acredito que boa parte do segmento vai atuar em rede, digo isso por causa da complexidade de tudo que envolve o mercado de imóveis. Hoje para se fazer um marketing online bem feito e eficaz, não é fácil, dá trabalho e custa caro, e hoje a guerra é no campo digital, não é mais no mundo offline. Se a empresa estiver fora de uma rede, por exemplo, ela vai precisar de toda uma estrutura de marketing online robusta e cara, o que gera um desafio ainda maior para atuação individual”, finaliza.
11 estados brasileiros
100.000 imóveis