A construção civil é a ferramenta que vem esculpindo a história de Roberto Puppim, idealizador e diretor executivo da Città Engenharia, fundada em 1994. Formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e em Administração pela Universidade Vila Velha (UVV), teve a experiência de realizar um intercâmbio cultural nos Estados Unidos ainda jovem e estagiou em uma das maiores empresas de construção civil do Brasil.
O caminho profissional, no entanto, começou a ser estabelecido bem antes, ainda na década de 40 com um de seus ancestrais.
“Meu avô Valfredo Talgino foi o responsável por construir as primeiras residências no centro de Vila Velha. Entre as décadas de 80 e 90, meus dois irmãos mais velhos fundaram a própria construtora, na qual ingressei como estagiário na área comercial e de desenvolvimento de produtos. Tenho um irmão que ingressou na carreira da medicina e por um breve instante pensei na possibilidade, mas minha aptidão é mesmo por participar desse processo de construção do sonho da casa própria, projeto de vida de muitas pessoas”, detalha Puppim.
Foi então que, ao fazer sociedade com a empresa paulista Rossi Residencial SA, responsável pelo tradicional empreendimento Plano 100, há quase 30 anos, decidiu liderar a sua própria construtora. Assim nasceu a Città.
Pai de três filhas, conta que mesmo com a forte influência familiar no segmento, até o momento, apenas uma delas seguiu os passos na profissão da engenharia civil. “A mais velha é da área de moda, a do meio formou em engenharia civil e trabalha em uma empresa parceira e a mais nova ainda está decidindo qual carreira seguir”, explica.
Visivelmente apaixonado por sua escolha profissional, Roberto Puppim associa a atuação de um incorporador à construção de um navio e lembra que colocar um empreendimento imobiliário de pé envolve muitas fases.
“São muitas peças para encaixar e acompanho de perto todo o processo. Parece simples, mas é um trabalho minucioso e extenso, com muitos detalhes a serem resolvidos antes do lançamento. É pesquisa de mercado, desenvolvimento do projeto junto ao arquiteto, marketing, relacionamento com clientes, cumprimento do cronograma de obras com preço, prazo e qualidade, além de tantas outras especificidades”, ressalta o diretor.
Atualmente, a construtora Città possui mais de 300 mil metros quadrados de área construída nos melhores endereços dos municípios de Vila Velha e Vitória, com certificações e cinco “Prêmio Destaque” da ADEMI-ES.
A empresa canela-verde também se dedica a desenvolver uma parceria importante com a renomada Fundação Dom Cabral, reconhecida como a 5ª melhor escola de negócios do mundo, na qual através do programa PAEX (Parceiros para a Excelência), realiza-se o aprimoramento qualitativo e a profissionalização de sua gestão, seguindo as melhores práticas de mercado.