Mais tecnologia e inovação no campo. Este é o objetivo principal do Projeto de Lei nº 900/2023, do deputado Lucas Scaramussa (Podemos), que propõe o incentivo e torna parte de uma política de Estado a utilização de meios automatizados de auxílio à agricultura, como sensores, máquinas, drones, sistemas inteligentes e softwares de gestão.
O texto, apresentado no dia 06 de novembro pelo presidente da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, altera o artigo 2º da Lei nº 11.070/2019, que institui a Política Estadual de Incentivo à Agricultura de Precisão, dedicada a sistemas e equipamentos voltados para a aplicação de recursos e insumos de produção.
Para o autor do projeto, existem diversas alternativas ao Governo do Estado para promover a aquisição desses produtos. “Hoje, é difícil imaginar a produção agrícola sem o auxílio de drones, aplicativos para celulares, sistemas de automação. Tudo isso aumenta a eficiência na lavoura. E o Estado pode incentivar a compra desses recursos tecnológicos por meio de linhas de crédito, subsídios, emendas parlamentares e até dotação,” explica.
Scaramussa complementa que sua proposta tem como meta oferecer ainda mais desenvolvimento e prosperidade aos agricultores. “Essas tecnologias facilitam o plantio, a colheita, o controle de pragas, aumentando a produtividade nas propriedades. Com isso, estamos estimulando o êxito e a permanência das famílias no campo”, afirma.