Imagens: Luan Max e Vinícius Sant’ana
Que Linhares tem um litoral fantástico, isso todos nós já sabemos. São praias para todos os gostos, como as de Povoação, de Pontal do Ipiranga, de Regência e de Urussuquara, que atraem turistas de janeiro a janeiro, movimentando o comércio, restaurantes, hotéis e pousadas, gerando emprego e renda. Mas já passou da hora de o município voltar o olhar para o potencial que há no interior, no agroturismo.
Recentemente, reuni uma comitiva com representantes da Secretaria Estadual de Turismo, do Sebrae, da Aderes e de produtores rurais para visitar o entorno da comunidade do Alto São Rafael, que está no limite com Governador Lindenberg, Marilândia e Rio Bananal. Foi o início do processo para a criação da Rota Turística das Montanhas de Linhares e Região.
Em seguida, apresentei o Projeto de Lei nº 628/2023, que oficializa a criação da rota. A proposta segue em tramitação e em breve irá ao Plenário da Assembleia Legislativa para votação. Certamente será aprovada e colocará oficialmente a região no mapa turístico do estado.
Localizada a cerca de 60 km do Centro do Linhares e repleta de paisagens naturais, como montanhas, lagoas, córregos e cachoeiras, a região começou a atrair ainda mais a atenção do público nos últimos anos com a criação de um polo de cultivo de uvas. Um dos locais mais procurados é o Sítio Araponga, do produtor Giovani Rigoni, que possui um parreiral com mil pés da fruta e atraiu mais de três mil visitantes durante a última colheita.
O Alto São Rafael tem tudo para se tornar um grande polo do agroturismo capixaba. Tem pousadas e chalés acolhedores, bons restaurantes, uma grande variedade de produtos artesanais, café de qualidade, espaço para praticar voo livre e uma paisagem incrível, que merece ser visitada.
Precisamos agora identificar todas as potencialidades e dificuldades a serem vencidas, realizar um bom planejamento, melhorar a infraestrutura local, capacitar mão de obra, desenvolver campanhas publicitárias de divulgação e buscar o máximo de investimento possível para tornar a rota ainda mais atrativa para os visitantes.
De nossa parte, temos muito interesse em trabalhar para incentivar e promover quem quer empreender na região rural de Linhares. Nosso estado já possui larga experiência nessa vertente do turismo e tenho certeza de que em breve mais e mais pessoas terão interesse em conhecer tudo de bom que temos para mostrar.
*ATUALIZAÇÃO: Logo após a publicação do artigo, na tarde da segunda-feira (23/10), o Projeto de Lei nº 628/2023 foi aprovado na Assembleia Legislativa do ES e agora aguarda sanção do governador Renato Casagrande.
Lucas Scaramussa
Advogado, Deputado Estadual e Presidente da Frente Parlamentar para o Desenvolvimento Econômico do Norte Capixaba