Imagine morar em um apartamento feito sob medida e do jeito que você sempre sonhou? É o que vem acontecendo nos empreendimentos de alto padrão no Espírito Santo. O imóvel se torna único para o morador, que tem a oportunidade de adaptar os ambientes ao seu estilo de vida, objetivos e planos. Além disso, a personalização é vantajosa para valorizar o empreendimento para uma futura venda ou locação.
Personalizar, aliás, é a palavra de ordem do mercado de forma geral, afinal, demonstra a atenção individual a cada cliente, que vai desde o atendimento à entrega de um produto.
Em Vitória, uma construtora que há 27 anos vem se destacando no mercado imobiliário é referência no assunto. A coordenadora de projetos Ludmyla Thomazini diz que a procura por este serviço é grande. Em edifício situado na Praia do Canto, por exemplo, de 19 unidades vendidas, 9 são personalizadas.
“A pandemia reforçou a importância do lar para as pessoas. Elas querem a casa do seu jeito já que buscam por conforto aliado às necessidades cotidianas, considerando, claro, a condição financeira”, afirma.
Ludmyla explica que o processo de personalização de um apartamento tem início quando a construtora envia um e-mail para o futuro morador, antes mesmo do início das obras. Caso tenha interesse, o comprador indica as mudanças que quer fazer no imóvel. “Há possibilidade de modificar pared
es, trocar o revestimento ou alterar o acabamento. A construtora elabora o orçamento e o morador contrata um arquiteto de sua confiança para o andamento do projeto. A partir do estudo deste profissional, fazemos uma análise técnica da obra e acompanhamos todo o processo até a entrega final”, detalha.
Segundo a coordenadora de projetos, os pedidos são bem variados. “Gostam de mudar as paredes, colocar revestimento de piso em quartzito e fazem também alguns pedidos extravagantes como a instalação de piso de pedra na parede do banheiro ou instalação de jacuzzi na varanda, por exemplo”, revela Ludmyla.
Uma grande vantagem deste processo de modificação durante a execução da obra é a manutenção da garantia da construtora, que permanece inalterada, pois é a própria empresa que executa a modificação.
“Compradores na faixa etária entre 30 e 40 anos que estão comprando seu primeiro apartamento querem o novo lar do seu jeitinho. Por isso não abrem mão dessa personalização. Tudo isso ainda é feito antes mesmo da entrega do empreendimento, ou seja, evita o transtorno de reformar o imóvel após ocupa-lo”, conclui Thomazini.
O corretor de imóveis Wanderson Lopes, da Conquista Imobiliária, pontua que a personalização feita pelas construtoras abre um leque de opções e facilita a transação imobiliária. “Os clientes anseiam por ver imóveis que acolhem espaços diferenciados, com personalidade e exclusividade. Sem dúvidas é uma vantagem tanto para o cliente quanto para o profissional”.