A casa própria é para a maioria dos brasileiros um porto seguro, para muitos, o maior sonho a ser conquistado. O Censo de Moradia, pesquisa feita pelo Quinto Andar em parceria com o Datafolha, apontou que 91% dos jovens de 21 a 24 anos sonham com a casa própria. Uma porcentagem maior que a média nacional de 87%.
A pesquisa identificou que 62% dos imóveis no Brasil estão quitados e 8% financiados, com 27% das pessoas morando de aluguel. A maior parcela da população com imóveis quitados do Brasil está localizada na região norte (76%), seguida de Nordeste (73%), Sul (72%), Sudeste (67%) e Centro-Oeste (65%).
O Censo de Moradia ainda aponta que boa parte da população já possui o imóvel próprio. Além disso, o desejo pela casa própria está mais presente entre os jovens de 21 a 24 anos do que entre os mais velhos.
Ao avaliar a média de cômodos das residências, foi identificado que a maioria possui dois quartos e um banheiro, além disso, 56% dispõe de garagem e 53% de varanda. Apenas 4% dos entrevistados afirmam ter espaço para home-office, demanda que continua em crescimento devido a pandemia.