A ideia de cidades autossuficientes, modernas e inovadoras que adotam alternativas para oferecer serviços de qualidade e agilidade a população, tem se fortalecido também no Espírito Santo.
O que prova isso, é a adesão dos municípios capixabas ao ES inteligente, um programa que o Bandes, Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo trouxa para o estado, que vai acelerar todo o processo de estruturação de projetos robustos para as cidades e estruturar parcerias público-privadas do estado. Até o momento, foram cerca de 153 contatos com 50 municípios diferentes para entender à necessidade.
A proposta do programa é modelar projetos de acordo com o contexto de cada município, prestando o suporte e a assessoria necessários com uma equipe especializada que ajuda a agilizar etapas. Alguns dos projetos que podem ser incluídos neste programa são: implantação de usinas fotovoltaicas; implantação, operação e manutenção de infraestrutura de telecomunicações; e iluminação pública e gestão dos sistemas de água e tratamento do esgotamento sanitário. Esses são alguns dos projetos robustos que, muitas vezes, exigem uma estrutura que o município não dispõe. E é aí que a equipe do Bandes e empresas parceiras entram em ação para colocar a “mão na massa”.
“Na maioria das vezes, encontramos nos municípios uma certa escassez de recursos suficientes para estruturar e realizar os projetos mais robustos, como os previstos no ES Inteligente. Por isso, em nossa atuação, dispomos de uma equipe qualificada para executar projetos. Após a adesão, nós começamos o que chamamos de estudo de viabilidade, em que é possível identificar as oportunidades e a exequibilidade dos projetos dentro de determinado município”, explicou o consultor técnico do Bandes, Vilker Zucolotto, que atende às prefeituras.
Um fator que torna essa adesão um desafio, segundo Zucolotto, é o desconhecimento do conceito do que seria uma cidade inteligente. Justamente por essa razão, os profissionais do Bandes estão realizando uma busca ativa de norte a sul do Estado para apresentar e tornar conhecidos os seus benefícios.