Além de sócio da Dubai Marketing Imobiliário, Michel Vasconcelos ainda é especialista em marketing e mestre em antropologia do consumo, com experiências em pesquisa e análise de mercado, comportamento do consumidor e planejamento. Atuou como gestor de Inteligência Competitiva da Rede Gazeta, e já prestou serviços para empresas como Morar Construtora, Shopping Vitória, Vale, EDP, Sebrae, dentre outras. Também é sócio fundador da Ecosocial inteligência.
O que é Dataísmo?
O dataísmo objetivamente significa tomar decisões baseadas em dados, mas em um volume de dados grande, o chamado Big Data, que seria impossível para nós Homo Sapiens analisa-los sem o uso de algoritmos, inteligência artificial, aprendizado de máquina, e muitas outras tecnologias.
Auxílio na tomada de decisão. Custo ou investimento?
Muitas vezes as pessoas encaram o uso da pesquisa apenas como custo para o negócio. Mas, porque a gente entende como investimento? Porque o objetivo é melhorar os resultados. E ajudar o gestor tomar decisões melhores. É bom lembrar que a pesquisa é meio, não fim. A utilidade dela é orientar decisões. Pode ser sobre o negócio de forma geral, ou uma área especifica como o marketing. Por exemplo, alavancar vendas. Agora, é claro que quando associamos os dados ao feeling e a experiência das pessoas, aumentamos mais ainda nossa capacidade de compreender a realidade e tomar decisões melhores.
Como o Dataísmo se aplica na prática?
Hoje já temos muitas possibilidades de aplicação. E toda hora tem novidade. Pensa na relação entre os consumidores e as marcas. Por exemplo, cada internauta brasileiro deixa diariamente várias “pegadas digitais” nas suas experiências no mundo virtual. Esses registros são captados pelas marcas, processados, analisados e utilizados na definição de suas estratégias. Contudo, nossas experiências são “figitais”, o que significa que nossas pegadas aparecem tanto no mundo físico quanto no digital. Para cada uma dessas dimensões são necessárias metodologias diferentes de pesquisa para mapear nossas pistas e sinais.
Mas, independente do caso, tudo copyluxurygift.com a definição de um desafio do negócio. É o ponto de partida. Pra gente conseguir definir o caminho, antes precisamos saber onde queremos chegar, não é mesmo? Pode ser entender o potencial de mercado de um produto ou um de serviço; pode ser conhecer o perfil dos públicos de interesse; ou avaliar a satisfação dos clientes. São muitas as dores de quem toma decisão. Bem, com o desafio do negócio a gente planeja a pesquisa. Isso significa definir objetivo, objeto de estudo, método, coleta, dentre outros.
Qual a ligação do Dataísmo com o Marketing?
Eu diria que o uso de dados para tomar decisão de marketing é uma premissa. O ponto de partida é entender o que os consumidores desejam. A orientação é olhar para o cliente e, a partir daí, desenhar estratégias e modos de gestão a partir das necessidades do consumidor. Pra isso, o marketing usa a pesquisa de mercado como ferramenta para compreender comportamentos de consumo, hábitos e desejos. Ela é usada pra definir oportunidades e desafios de marketing. Pode ser usada também para avaliar ações e monitorar a performance de marketing. Eu observo que o dataísmo tem transformado o marketing em uma grande batalha baseada em informações.
Como posso acreditar em pesquisas se nunca fui entrevistado?
Esse é um questionamento recorrente. Vamos pensar o seguinte: não precisamos tomar uma jarra inteira de suco para saber se ele está bem temperado ou não. Basta misturar o suco para dissolver o açúcar e experimentar uma pequena parte. De maneira semelhante é o que acontece nas pesquisas quantitativas. Digamos que precisamos saber a opinião dos moradores de Linhares sobre algum assunto, uma cidade que possui cerca de 180 mil moradores, segundo o IBGE. Não precisamos ouvir todos eles.
Com o uso de técnicas estatísticas adequadas podemos captar a opinião das pessoas ouvindo apenas uma parte dos moradores, isto é, uma amostra deles, e projetar essas opiniões para o total da população. Porém, devemos ouvir pessoas que representam o perfil da população da cidade. Por exemplo, se ela é dividida entre homens e mulheres, a amostra também deve ser.
A pesquisa é a formula mágica para o sucesso de um empreendimento?
Fórmula mágica é ilusão. E a razão é simples. Quando falamos de mercado, falamos de pessoas e quando falamos de pessoas, precisamos trazer um elemento da imprevisibilidade, que mesmo com pesquisas, você sempre estará sujeito as coisas que acontecem que estão fora de nosso controle. São os imponderáveis da vida real. Assim, a pesquisa é um meio para o gestor reduzir os riscos na tomada de decisão, e não uma solução mágica. É o ponto de partida.
Qual a importância do uso de dados no lançamento de um negócio imobiliário?
Diria que a importância é gigantesca. Considere o seguinte: Estamos falando de longas jornadas de compra, de compras complexas, de valores significativos e de influências multifatoriais. Além disso, os competidores desse mercado estão profissionalizando cada vez mais suas gestões, refinando suas estratégias e investindo em replique montre inovações para enfrentar a alta competitividade. Ainda, trata-se de um produto cujo o desenvolvimento, produção e comercialização leva anos entre o momento inicial e a entrega final para o cliente.
Por esses e outros motivos, o uso de dados se torna tão importante, pois eles reduzem expressivamente os riscos do investimento.
O que a Dubai oferece de dados e pesquisa para o mercado?
A Dubai é uma agência especializada em Marketing Imobiliário que tem como foco criar estratégias, experiências e ações para acelerar vendas de negócios imobiliários, com olhar humano e inovador. Nós fazemos parte da Conquista Negócios e atendemos, além das empresas do grupo, construtoras, incorporadoras e investidores do mercado.
Nosso propósito é acelerar as vendas de negócios imobiliários a partir da análise do potencial dos empreendimentos e mapeamento das oportunidades de mercado. Nossas soluções personalizadas ajudam a aumentar a segurança de incorporadoras, construtoras, imobiliárias nas decisões estratégicas de investimento.
Trabalhamos de forma integrada realizando análises estratégicas em quatro frentes: inteligência de mercado, modelagem de negócio, plano estratégico de comunicação e vendas.