Pesquisa aponta melhora no setor imobiliário em 2023

por ImobiNewsES

Realizado pela Brain Inteligência Estratégica, em parceria com a ABRAINC, Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias, mostrou que cerca de 62% dos empresários do setor acreditam que o mercado imobiliário em 2023 estará um pouco ou muito melhor do que este ano.

“A maioria das pessoas previa um cenário desfavorável, sobretudo pela alta dos juros, mas não é o que temos visto. Os resultados do ano têm sido positivos e os empresários mostram-se bastante otimistas para 2023”, disse Fábio Tadeu Araújo, CEO da Brain Inteligência Estratégica.

Luiz França, presidente da ABRAINC, comenta que tanto os imóveis populares como os de alto e médio padrão, tiveram bons resultados e a expectativa para o próximo ano é boa.

“O setor imobiliário é um grande motor para o crescimento do país e para geração de empregos. O Brasil hoje se destaca com relação aos outros países do mundo. Nós pudemos ter uma política de aumentar a taxa de juros antes dos próximos países, ou seja, nós estamos com uma inflação controlada comparado com outros países do mundo”.

Selic e financiamento imobiliário

A economista, Ieda Vasconcelos, avaliou que a manutenção da taxa Selic em 13,75% demonstra que o Banco Central encerrou o ciclo de alta em 2022.

Ao analisar os números da pesquisa Focus do início deste mês, Ieda considerou que o mercado teve o entendimento de que não haverá mais alta neste ano e que a Selic deverá começar a ter uma queda a partir de 2023.

“A redução começa a partir do ano que vem, segundo a Focus, e continua no processo de queda, chegando nos próximos três anos, em 2025, a patamar próximo a 7%. A queda deverá ser gradual, com a Focus projetando a Selic em 11,25% no final de 2023”, disse.

A economista ainda afirmou que as taxas do financiamento imobiliário continuam muito atrativas, apesar da Selic em 13,75%. Ela explicou que a Selic e juros imobiliários não aumentam na mesma proporção.

Ieda lembrou também que em março de 2020 até este ano, a Selic cresceu 11,75 pontos percentuais, e a taxa do crédito imobiliário elevou cerca de 3 pontos percentuais. “Não impacta a construção de forma direta. Impacta na medida em que diminui o ritmo de desenvolvimento da economia brasileira”, disse.

Para a economista, a economia brasileira tem surpreendido. Ela citou a divulgação pelo Banco Central do resultado positivo de 1,27% do índice mensal de atividade do mês de julho, cuja expectativa do mercado era de 0,3% para o mês.

De acordo com ela, o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) também confirma os bons números da economia. Lembrou que a pesquisa Focus iniciou o ano projetando a alta do PIB de 0,29% em 2022, e a última pesquisa estimou 2,67%.

A economista também afirmou que a expectativa para a inflação tem melhorado. Já chegou a quase 9%, de acordo com a Focus, e está em 7%.

Mais notícias

Um novo conceito de informação, esse é o foco principal do ImobinewsES e portal imobinewses.com.br, jornalismo feito de forma diferente, segmentado e de relevância para o leitor.

Mídia Kit

Baixe nosso mídia kit e anuncie com a gente!

Entre em contato

@2022 – All Right Reserved. Dubai Propaganda.

Adblock detectado

Por favor, apoie-nos desativando sua extensão AdBlocker de seus navegadores para o nosso site.