Loft Corpo e Morada: conexão, afetividade e despertar dos sentidos na CASACOR ES 2023

Assinado pela arquiteta Ximene Villar, o ambiente cria cenário de encanto e envolvimento e atrai pela sensibilidade com que utiliza o resgate às origens familiares na composição da arquitetura e design. Conheça detalhes do espaço!

por Thais Tomazelli

Imagens: Fábio Travezani e Thaís Tomazelli

A temática “Corpo e Morada” da CASACOR ES 2023 é um verdadeiro convite à reflexão. Além de (re)descobrirmos o nosso refúgio particular é possível pensar sobre acolhimento, memórias afetivas e sofisticação, principalmente na hora de compor o nosso lar. O Loft Corpo & Morada, ambiente assinado pela arquiteta Ximene Villar na mostra de arquitetura e decoração deste ano, é o equilíbrio entre todas essas sensações.

O Loft Corpo & Morada

Criado para ressaltar a importância do lar como refúgio e santuário, o espaço, que leva o mesmo nome do tema da mostra, conta uma história através da poesia da avó da profissional, cria uma atmosfera de bem-estar onde o corpo encontra abrigo e renovação. Aliás, é o resgate das origens familiares um dos grandes atrativos do projeto, pois mostra a importância das lembranças ao criarmos a identidade da nossa residência.

Memória afetiva presente em detalhes do Loft Corpo & Morada. Crédito: Thaís Tomazelli

No acervo pessoal exposto, um detalhe minucioso que chama a atenção (e desperta um carinho especial por ele): a taça de vinho com traços vermelhos na borda. Sobre o significado, Ximene lembra que quis replicar uma cena comum na rotina da avó enquanto viva, na qual ela não saía do quarto sem antes aplicar o batom vermelho, sua marca registrada.

Com 113 metros quadrados, o projeto tem vista para o mar e evidencia a brasilidade, com muita sofisticação e integração dos ambientes. Para isso, a arquiteta explora a interação entre os elementos orgânicos e os materiais naturais, como o aconchego da madeira, o requinte da rocha natural, a leveza das linhas curvas, e a predominância de plantas naturais de espécies brasileiras, trazendo o frescor e o impacto positivo da biofilia.

O projeto conseguiu unir harmoniosamente as peças antigas, poesias e obras de acervo com artistas contemporâneos e peças de design que traduzem os laços que constroem cada um: o clássico mobiliário assinado por Sérgio Rodrigues, o toque de contemporaneidade do designer Jader Almeida, além das obras de arte de diversos artistas brasileiros, com curadoria minuciosa realizada pela Matias Brotas Arte Contemporânea, e uma obra histórica do renomado Juarez Machado.

Um dos destaques é uma xiloteca de garrafas do artista Fernando Papagaio. Celebrado como um dos maiores DJs da noite carioca, o artista explora um Brasil profundo ao transformar em obras de arte suas investigações sobre o uso da madeira.

Crédito: Fabio Travezani

Viva os sentidos!

O Loft apresenta espaços abertos que conversam entre si, iluminação cuidadosamente projetada e uso de acabamentos e texturas que estimulam e levam a uma imersão nos sentidos. Para a arquiteta, essa foi uma das principais preocupações ao projetar o ambiente.

“Buscamos criar uma sinergia entre o corpo humano e o espaço de moradia, oferecendo um ambiente acolhedor, funcional e saudável, em que todos os detalhes revelam a essência da morada de cada um.  Nosso desafio foi criar um ambiente que inspirasse o visitante a viver a vida com mais intensidade”, explica.

Em uma viagem pelos sentidos, o tato é estimulado pelas texturas, a visão pelas obras de arte e iluminação. Já o olfato, é surpreendido por uma essência da expert no assunto, Tânia Bulhões, com um aromatizador envolvente e único para esse Loft. A audição encontra sonorização personalizada, através da voz, músicas e mensagens, que criam um tour guiado pelo espaço, com suaves sons de chuva e cantos de pássaros que acariciam o

espírito e provocam relaxamento. O paladar é aguçado com degustações que despertarão novas sensações gustativas.

Para a arquiteta, todos esses elementos são fundamentais, pois eles estão presentes em nossas moradas. “O Loft Corpo & Morada é mais do que um espaço expositivo, é uma experiência que evoca emoções, conecta pessoas, celebra a beleza das formas naturais, é o refúgio do corpo e da morada”, finaliza Ximene.

Cozinha do Loft Corpo e Morada. Crédito: Thaís Tomazelli

 

Visite a 27ª CASACOR ES!

Quando: De 4 de outubro a 29 de novembro

Dias e horários de funcionamento: Terça a sábado – 14h às 21h | Domingos e feriados – 12h às 19h

Local: Clube Ítalo-Brasileiro. R. Renato Nascimento Daher Carneiro, 1036 – Ilha do Boi, Vitória

Mais notícias

Um novo conceito de informação, esse é o foco principal do ImobinewsES e portal imobinewses.com.br, jornalismo feito de forma diferente, segmentado e de relevância para o leitor.

Mídia Kit

Baixe nosso mídia kit e anuncie com a gente!

Entre em contato

@2022 – All Right Reserved. Dubai Propaganda.

Adblock detectado

Por favor, apoie-nos desativando sua extensão AdBlocker de seus navegadores para o nosso site.