Impactos do aumento da taxa de juros para o mercado imobiliário

por Kassila Cardoso

O aumento da taxa de juros tem sido uma das principais preocupações de empresários, investidores e consumidores do setor imobiliário.

A taxa de juros é um dos principais indicadores da política econômica de um país, e qualquer mudança significativa pode ter um impacto igualmente significativo no mercado.

Para os consumidores, o aumento da taxa de juros pode tornar o financiamento imobiliário mais caro e, consequentemente, reduzir a demanda por imóveis. Isso pode levar a uma diminuição no número de vendas de imóveis e a uma queda nos preços, uma vez que os compradores terão menos recursos disponíveis para investir.

Por outro lado, para as empresas do setor imobiliário, o aumento da taxa de juros pode levar a uma redução na oferta de crédito, uma vez que as instituições financeiras podem se tornar mais seletivas em relação aos empréstimos concedidos. Isso pode dificultar a obtenção de recursos para a construção de novos empreendimentos, o que pode levar a uma desaceleração no lançamento de novos projetos.

Usando a Caixa Econômica Federal, que é a “mãe do crédito”, como exemplo, eles estavam com uma regra vigente de que poderiam emprestar até no máximo R$1.500.000,00 e meio de reais por CPF. Essa regra não existe mais, então o cliente que tiver a condição de laço financeiro para pegar acima de R$1.500,000,00 pode pegar um empréstimo tranquilamente.

Vale ressaltar que esse aumento da taxa de juros foi exclusivo para as linhas de crédito SBPE, que são as linhas de recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo. Ou seja, todas as outras linhas de crédito permanecem sem aumento na taxa de juros.

O Programa “Minha Casa, Minha Vida”, taxa de pró-cotista, e mais, todos permanecem os mesmos, sem alteração.

Falando a grosso modo, o aumento da taxa de juros pode levar a uma valorização do real em relação a outras moedas, o que pode tornar os investimentos estrangeiros no setor imobiliário brasileiro menos atraentes. Isso pode reduzir a entrada de recursos no mercado imobiliário, o que pode afetar a oferta e os preços dos imóveis.

Lembrar que o mercado imobiliário é muito sensível às taxas de juros, uma vez que a maior parte dos financiamentos imobiliários é feita através de empréstimos bancários. Por isso, qualquer mudança na taxa de juros pode ter um impacto significativo no setor imobiliário de ambas as formas.

Mais notícias

Um novo conceito de informação, esse é o foco principal do ImobinewsES e portal imobinewses.com.br, jornalismo feito de forma diferente, segmentado e de relevância para o leitor.

Mídia Kit

Baixe nosso mídia kit e anuncie com a gente!

Entre em contato

@2022 – All Right Reserved. Dubai Propaganda.

Adblock detectado

Por favor, apoie-nos desativando sua extensão AdBlocker de seus navegadores para o nosso site.