Conhecido também como terreno pirambeira, os terrenos inclinados, sejam eles em declive ou aclive, estão se tornando cada vez mais comuns, já que os terrenos costumam ter o valor mais acessível e possibilitam a criação de um imóvel marcante e cheio de criatividade.
Casa em declive
Um imóvel em declive é aquele construído abaixo do nível da rua ou em terrenos com desnível muito acentuado e topografia natural do solo.
Casa em aclive
Já os terrenos em aclive são aqueles que estão acima do nível da rua, numa subida.
Atualmente, os imóveis em declive e aclive são mais comuns, uma vez que podem ser encontrados em zonas urbanas e rurais. Além disso, esse tipo de terreno pode ter valor mais acessível, já que é possível fazer um aproveitamento de vários espaços urbanos e rurais com a construção de um imóvel em declive.
O engenheiro Eduardo Alves cita alguns benefícios em adquirir um terreno em declive. “A vista sem dúvidas é um dos pontos que mais me atrai em um imóvel desse tipo, alinhado com o design que é algo que impacta muito na construção nesse terreno, possibilita que o imóvel fique completamente diferente dos modelos convencionais”, explicou.

Diversas são as possibilidades de construção nessas condições. Muitos optam pelo nivelamento, que consiste na retirada ou colocada de terra, na intenção de diminuir a inclinação do terreno.
Outros preferem fazer um sistema de escadas, que ajudará criar dois ou três níveis planos, como se fossem degraus de uma escada real. Claro que o projeto precisará ser bem elaborado. “Normalmente dividem o imóvel da seguinte forma: Primeiro plano uma garagem, no segundo uma sala, cozinha e área de serviço e no terceiro plano os quartos”, exemplificou o engenheiro.

Eduardo ainda disse que os terrenos inclinados podem assustar de primeira, mas que podem possibilitar o arquiteto e o engenheiro a construírem brilhantes projetos, além de triplicar a área construída.
Fotos: Reprodução da internet