A Caixa Econômica Federal anunciou o aumento do prazo no financiamento imobiliário pelo programa de habitação do governo federal, o Casa Verde Amarela.
Até então, o prazo máximo de financiamento disponibilizado era de 30 anos, mas, na intenção de reduzir o valor das parcelas, a solução seria diluir ao longo de um período maior de amortização.
Desta maneira, o tempo de financiamento máximo foi alterado para 35 anos, o que irá estimular a compra de imóveis dentro do programa de habitação.
Com a mudança que entrou em vigor no dia 01 de setembro, a Caixa calcula uma queda de 5% a 7,5% no valor das prestações para famílias com renda de até R$ 8 mil mensais.
O banco responde por 99,9% das aplicações de recursos do programa, estimando um valor de R$ 68 bilhões para este ano, contando com um maior estímulo ao setor pós o aumento no prazo.
Em julho, após a aprovação do Conselho Curador do Fundo de Garantia, FGTS, a Caixa também fez mudanças nas condições de contratação de financiamentos. Entre as medidas, estava a ampliação de renda do programa.