O mercado imobiliário é sempre uma boa opção para quem deseja construir patrimônio ou investir, já pensando na valorização.
Para o oficial interino do Cartório de Registro de Linhares, Helvécio Lacerda, a jornada do cliente começa a partir da decisão em comprar o imóvel. Ficar atento as ofertas e principalmente as empresas que estão ofertando os imóveis é primordial para não cair em golpes do lote sem escritura. “Só compre imóveis escriturados ou de loteadoras idôneas que possibilitem escriturar os lotes. Só é dono do imóvel quem registra.” afirmou o tabelião, que pontuou as etapas a serem seguidas por quem pretende comprar seu lote. Confira na matéria.
Contrate profissionais especializados
O primeiro passo sempre deve ser procurar uma imobiliária e corretores credenciados ao CRECI – Conselho Regional dos Corretores de Imóveis, para garantir uma compra tranquila e sem desafios. Em seguida, observar a origem dos lotes ofertados, se são de terceiros ou loteadoras. Fique atento para não adquirir imóveis irregulares. Procure fazer negócios com empresas com reputação e histórico de entrega dos empreendimentos.
Contrato de Compra e Venda
Após a escolha do lote, o próximo passo é assinar o contrato de compra e venda, este é um dos momentos mais importantes de toda a jornada de compra. É neste momento que é pactuado o acordo feito entre as partes como forma de pagamento e entrega do imóvel. Fique atento a esta etapa.
Imposto de Transmissão de Bens Imóveis
Ao adquirir um lote, é importante ficar atento na taxa cobrada sobre todas as operações de transferência do imóvel, o ITBI. O valor desse imposto é calculado com base da transação (conforme legislação aplicada) e tem um percentual que varia de acordo com cada município.
Escritura do terreno
A escritura do terreno representa um instrumento público, que traz as principais informações dispostas no contrato de compra e venda, ratificando a vontade das partes para que a transação ocorra e que possibilite a transmissão da propriedade do imóvel ao comprador. Este documento é solicitado ao Cartório de Notas. Você deve fazer o pagamento da taxa e se certificar de que foi recolhido o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI).
Registro do Imóvel
Também chamado de matrícula, o registro do imóvel é o documento que comprova quem é o dono da propriedade. Apenas a escritura não garante a propriedade, é preciso registrá-la em cartório. É o registro que garante a transferência do imóvel para o comprador. Ainda que o IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial Urbana) e demais taxas do imóvel estejam em seu nome, de acordo com a legislação, o que tem valor é o registro.
Dá gosto de ver um loteamento prontinho, não é mesmo? Ruas pavimentadas, sistema de água, esgoto, drenagem e iluminação, mas poucas pessoas sabem do trabalho que dá. Henrique Monteiro, Engenheiro Chefe da MV Participações, loteadora de Linhares, revela os desafios. “Escolher bem o terreno e respeitar todos os processos é imprescindível. Dá muito trabalho mas é muito gratificante poder contribuir e fazer parte da realização dos sonhos das pessoas.” – afirmou o engenheiro.
O casal Harystone e Suzane, estão eufóricos com a reserva de seu lote. “Estamos felizes com a reserva do nosso lote. Quando soubemos do cadastro vimos a oportunidade de realizarmos nosso sonho. Estamos juntando todas as nossas economias para a compra. Será o nosso primeiro imóvel, afirmou o casal.